Divisão de Juventude e Desporto

S. João da Madeira é uma cidade que vive intensamente o Desporto.

Desde as suas origens, os sanjoanenses sempre demonstraram uma cultura desportiva vanguardista, com inúmeras histórias de sucesso e resultados excecionais alcançados ao longo do tempo, coletivamente e individualmente.

Esta característica dos sanjoanenses atribui à Câmara Municipal um papel de parceiro estratégico dos agentes desportivos existentes no município. Os equipamentos municipais destinados à  prática desportiva apresentam-se, em quase todos os casos, como os únicos espaços que os clubes possuem para a captação e formação de atletas e, de igual modo, como únicos locais para desenvolverem competição.

Também na organização de eventos, quer de caráter nacional e regional, quer de caráter internacional, a autarquia tem assumido a alavancagem desses mesmos, com recursos financeiros, humanos e logísticos, além da disponibilização dos referidos espaços desportivos.

No Complexo Desportivo Paulo Pinto, no Pavilhão das Travessas, no Campo de jogos das Travessas e no Centro de Formação Desportiva disputam-se, ao longo do ano,  cerca de 1250 jogos de diferentes modalidades.

Anualmente, estimam-se 76.000 minutos de competição, disputados por um total de 2635 atletas apoiados, entre formação (1863), seniores (553) e masters (219).

Estes números refletem a importância de S. João da Madeira como cidade de Desporto.

Consulte o programa desportivo da Câmara Municipal para 2019, ao clicar na imagem em baixo.