Projetos Internacionais

The Teaching Improvement Partnership Project

Projeto decorre de 2016 a 2018. São objetivos gerais do projeto, contribuir para a formação de professores, formadores e técnicos de Educação nas áreas do empreendedorismo e ligação dos curricula às necessidades das empresas, partilhar materiais pedagógicos e metodologias de trabalho de cinco países da Europa, conhecer a realidade educativa e formativa de diversos contextos europeus, nomeadamente os programas de articulação entre as autarquias, escolas e empresas e favorecer uma maior articulação da comunidade educativa alargada, para uma maior capacitação dos recursos humanos. São parceiros: Departamento de Educação e Formação de Galway (Irlanda), Integrovana Stredni Skola (República Checa), SES 13-19 (Reino Unido), Bahcelievler Aydin Dogan (Turquia) e Município de S. João da Madeira (Portugal).

European Challenges and Opportunities

Este projeto foi coordenado pelo Município de São João da Madeira de 2015 a 2017. O projeto “European Challenges and Opportunites” foi financiado pelo programa Erasmus + Juventude em Ação. O projeto incluiu um programa de formação para desempregados, ou à procura do primeiro emprego, para jovens com idade compreendida entre os 17 e os 30 anos de idade. Formação nas áreas do empreendedorismo, criatividade e inovação, realizadas em Portugal, na República Checa e no Reino Unido (Inglaterra e Escócia). Os jovens participantes tiveram acesso a workshops, “coaching” nomeadamente para a criação do próprio emprego e incubação das suas ideias, de forma gratuita, na Sanjotec e na Oliva Creative Factory. Alguns dos participantes do projeto deram o seu testemunho sobre a experiência em participar. O vídeo, que foi apresentado pela primeira vez no passado dia 24 de outubro de 2017 na sessão final do projeto, pode ser (re)visto de seguida:
 
 

YARD “Youth-Led Actions Rejecting Discriminations

Financiado pelo programa comunitário Erasmus +, o YARD visa contribuir para a inclusão social e o diálogo intercultural entre os jovens, promovendo o intercâmbio e a transferência de metodologias não formais inovadoras para combater a discriminação, promovendo a diversidade através de práticas de cidadania. O projeto inclui entidades parceiras de Portugal, Polónia, Hungria e Itália e decorre de 2017 a 2019.

Programa F.O.R.A.

O “Programa F.O.R.A., Erasmus Municipal” é uma iniciativa da Câmara Municipal de S. João da Madeira, organizado por ano letivo, tendo como premissa reconhecer e estimular a dedicação, a assiduidade, o esforço no trabalho e no desempenho escolar por parte dos alunos, bem como o seu empenhamento em ações meritórias praticadas, na escola ou fora dela, em favor da comunidade local ou da sociedade em geral. Tem como objetivos: distinguir o mérito e a participação dos alunos em atividades organizadas pelas escolas ou por entidades exteriores, em representação do agrupamento/escola ou na promoção de atividades culturais, sociais ou de voluntariado; permitir o conhecimento educativo e cultural dos alunos, melhorando a sua integração na vida ativa, no mercado de trabalho e no empreendedorismo; reforçar a realização pessoal, a coesão social e a cidadania ativa; promover a criatividade, a competitividade e a empregabilidade; aumentar a participação na aprendizagem ao longo da vida; promover a aprendizagem e a diversidade linguística e incentivar os alunos com quadro de ensino e de aprendizagem vulnerável que, beneficiando de apoio complementar e diversificado, encarem o presente programa como estratégia de estímulo com vista ao seu sucesso escolar. Neste “Programa F.O.R.A, Erasmus Municipal” são abrangidos os alunos do 12.º ano de escolaridade, através de uma viagem, de preferência a cidades geminadas com S. João da Madeira ou outras com quem o Município tenha parcerias no âmbito do programa “Erasmus Mais”. Informações em cada Agrupamento de Escolas, Centro de Educação Integral ou Divisão de Educação da Câmara Municipal de S. João da Madeira.
Para ver as normas carregue aqui