Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo

Missão
Difusão de informação à comunidade
Divulgação de actividades, eventos, História Local
Sugestões de leitura
Novidades bibliográficas
Promoção da leitura e da cultura
Informação geral

 

Descrição

A Biblioteca Municipal de São João da Madeira situa-se no centro da cidade, assumindo-se como um pólo cultural e dinamizador na comunidade, tendo sido inaugurada no dia 11 de Outubro de 1961, acontecimento que se tornou possível dado o esforço e interesse dos Sanjoanenses e do político e homem da cultura Dr. Renato Araújo.

No respeito pelos princípios estabelecidos pela UNESCO para as Bibliotecas Públicas, a Biblioteca Municipal de S. João da Madeira pretende ser um espaço de cultura, informação, formação e lazer, um espaço cultural e socialmente aberto, de debate, reflexão e participação activa de todos.

A sua programação cultural e científica pretende promover o gosto pelo livro e pela leitura junto de todos os públicos, desenvolvendo por isso diferentes formas de cooperação com as instituições locais de modo a promover o uso da Biblioteca e dos seus recursos por parte dos agentes culturais, sociais e económicos da região, o que poderá levar à realização de actividades conjuntas que contribuam para o desenvolvimento cultural de todo o Concelho.

Neste sentido, pretende-se contribuir de forma activa para o combate à iliteracia, organizando encontros com escritores, colóquios, exposições e acções de formação, utilizando todos os suportes documentais de que se dispõe, desde os livros até aos audiovisuais e multimédia.

Segundo a tipologia estabelecida, é uma BM2 e o seu interior é composto por três andares encontrando-se estruturado em diferentes espaços, com finalidades específicas e diferenciadas de acordo com as funcionalidades que lhe estão ligadas e às características do público em função do qual foram pensados e estruturados.


Serviços

Em termos de serviços, esta instituição está vocacionada e orientada para a prestação de serviços específicos, tais como:
serviço de consulta local
serviço de referência através das suas salas de leitura
serviço de empréstimo domiciliário com inscrição de leitores
serviço de acesso à Internet
serviço de reprografia e impressão de documentos,
serviço educativo, com atividades para público infantil, juvenil, e sénior.
serviço de bookcrossing
serviço de difusão da informação através do catálogo on-line, blogues e facebook
serviço de apoio à comunidade de cegos e amblíopes da região, através do Centro de Leitura Especial
serviços culturais, com destaque para o Lançamento de Livros, “À conversa com…”, “Quem escreveu o meu livro?”, Clube de Leitura, Exposições Temporárias, e a campanha “Poesia à Mesa”.
Horário de Funcionamento
2ª a 6ª feira: 10h00 - 18h30
sábado: 10h00 - 13h00
 
Contactos:
R. Alão de Morais
3700 S. João da Madeira
Telef.:. 256 200 890
Fax: 256 200 899

bibliotecamunicipal@cm-sjm.pt

Consulte a Biblioteca Digital em:
http://bdrasjm.blogspot.pt/

Consulte o Blog da Biblioteca Municipal em:
www.bibliotecasjmadeira.blogspot.com

Consulte o Blog da Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares:
http://sementesdosaber.blogspot.com