Paços da Cultura

Paços da Cultura

O antigo edifício dos Paços do Concelho de S. João da Madeira, um dos mais emblemáticos do município, foi alvo de obras de beneficiação e adaptação para se transformar em Paços da Cultura.

Sendo um edifício com lugar especial na história do município, visto estar ligado de forma indissociável aos primeiros anos de afirmação da independência sanjoanense, no âmbito da emancipação administrativa em 1926, considerou-se o espaço ideal para albergar os documentos históricos assim como uma óptima forma de preservar as memórias e as raízes culturais sanjoanenses.

Inaugurado no dia 21 de Maio de 2005, o edifício dos Paços da Cultura contempla várias valências. Assim, na cave existe um auditório com cerca de 200 lugares, no rés-do-chão um café-concerto, um espaço dedicado à Internet e uma zona reservada para eventos ao ar livre. O primeiro andar está ocupado por galerias de exposições enquanto que no segundo tem lugar a sala da Memória.

O Arquivo Histórico da Cidade onde estão disponíveis ao público os documentos mais relevantes da história da Cidade situa-se na cave. Esta intervenção, com total preservação do traçado original do edifício, resulta de um investimento de cerca de um milhão duzentos e cinquenta mil euros.

Pretende-se desta forma que os Paços da Cultura sejam um espaço de grande actividade que fomente a riqueza cultural de S. João da Madeira.

Horário
10h30 - 13h00 | 14h00 - 18h30  (Segunda a Sábado)
Encerrado aos domingos
 
Contactos:
Rua 11 de Outubro
3700 S. João da Madeira
Telef. 256 827 783
pacosdacultura@cm-sjm.pt