População e geografia

Comparativamente com os resultados de 2001, os resultados dos Censos de 2011 revelam que a população residente em S. João da Madeira aumentou, bem como o número de famílias, alojamentos e edifícios (clique na imagem em baixo para conferir os principais dados populacionais).
As fortes interacções desenvolvidas com os municípios vizinhos - tanto de âmbito económico, como social e cultural - atraem à cidade de S. João da Madeira uma população que está muito para além da residente e que recorre a diversos serviços disponíveis no município sanjoanense.
A cidade de S. João da Madeira tem uma área de cerca de 8 quilómetros quadrados e situa-se no extremo Norte da Beira Litoral e do distrito de Aveiro, estando integrada na Área Metropolitana do Porto.
São 21 os lugares deste concelho: Casaldelo, Corgas, Carquejido, Espadanal, Fundo de Vila, Fundões, Fontaínhas, Laranjeiras, Mourisca, Orreiro, Parrinho, Pedaço, Ponte, Praça, Quintã, Ribeiros, Tapado, Travessas, Vale, Vista Alegre e Volta.
O clima de S. João da Madeira é marítimo. De Inverno os índices de pluviosidade são altos e os Verões curtos e secos. Os solos são graníticos e xistosos, ricos em potássio e óxido de ferro e pobres em ácido fosfórico. Os terrenos são muito férteis nas margens do rio Ul. O ponto mais alto deste concelho fica a 300 metros de altitude e situa-se no lugar da Mourisca.
S. João da Madeira faz fronteira a Norte com a freguesia de Milheirós de Poiares e a Oeste com a freguesia Arrifana, ambas do Concelho de Santa Maria da Feira, a Sul com a freguesia de Cucujães e Vila-Chã de S. Roque, e a Este com Nogueira do Cravo e Macieira de Sarnes, do Concelho de Oliveira de Azeméis.
É com esses concelhos e os de Vale de Cambra e Arouca que S. João da Madeira forma a Associação de Municípios das Terras da Santa Maria, que corresponde geograficamente à unidade territorial (NUT) de Entre Douro e Vouga.
 

População e geografia

Gráfico dos principais resultados em S. João da Madeira dos Censos 2011