Caretos de Podence são convidados especiais do Carnaval das Escolas de S. João da Madeira

Desfile realiza-se neste sábado, 3 de fevereiro, às 10h00

Crianças e jovens participantes contactam com uma das grandes tradições de entrudo em Portugal

Os famosos personagens mascarados da aldeia de Podence, em Macedo de Cavaleiros, juntam-se ao Carnaval das Escolas de S. João da Madeira, que percorre ruas e avenidas da cidade já neste sábado (3 de fevereiro), com início às 10h00. Os Caretos estreiam-se, assim, no corso sanjoanense, que conta com cerca de 1600 inscritos.

As muitas crianças e jovens que se envolvem ativamente no Carnaval das Escolas de S. João da Madeira têm, desta forma, a possibilidade de contactarem de perto com uma das principais manifestações da tradição de entrudo em Portugal, cujas origens se perdem no tempo.

Ao mesmo tempo, os Caretos de Podence vêm trazer ainda mais colorido e animação a esta 37.ª edição do cortejo de carnaval sanjoanense, do qual fazem parte os seguintes grupos: Fanfarra dos Bombeiros Voluntários e Infantes da corporação; Majoretes da Escola Secundária João da Silva Correia; Universidade Sénior; Lar e Centro de Dia S. Manuel; Creche Alberto M. Pacheco; ATL Artes e Traquinices; Abrigo Infantil das Laranjeiras; Centro Infantil; EB 2/3; Escola Oliveira Júnior e Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite.

Final do cortejo é na Praça Luis Ribeiro

O desfile forma-se, como vem sendo habitual, na Rua dos Bombeiros Voluntários (entre a Santa Casa da Misericórdia e a ACAIS), seguindo pela Avenida da Misericórdia (junto ao Hospital) e daí pela Avenida Dr. Renato Araújo, até ao Mercado Municipal. Neste ponto, o percurso é alterado em relação aos anos anteriores, com os participantes a subirem a Avenida Eng.º Arantes e Oliveira em direção à Rua Oliveira Júnior, prosseguindo depois para a Praça Luís Ribeiro.

Essa é outra novidade da edição deste ano do Carnaval das Escolas de S. João da Madeira, cujo desfile culmina na Praça Luís Ribeiro, onde estará definido um recinto para as escolas executarem uma coreografia especial para o público presente.

Após a conclusão desse momento, as crianças participantes serão encaminhadas para quatro saídas devidamente identificadas com as cores de cada escola, onde a organização agradece que os pais as aguardem, não entrando no recinto.

Devido à realização do Carnaval das Escolas, o trânsito estará condicionado ao longo do percurso, a partir das 9h30 de sábado (3 de fevereiro) e até ao final da manhã, agradecendo-se a melhor atenção e compreensão dos automobilistas.