Instituto Confúcio e Universidade de Aveiro realizam Festival das Lanternas Chinesas em S. João da Madeira

Na Sala dos Fornos da Oliva Creative Factory, com entrada gratuita

Evento decorre este sábado, 3 de março, das 14h30 às 18h00

A cidade de S. João da Madeira recebe, este sábado, o Festival das Lanternas promovido Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro. Este é um evento que acontece 15 dias depois do Ano Novo Chinês, marcando assim a entrada no Ano do Cão que, para os chineses, aconteceu no passado dia 16 de fevereiro. 

Esta comemoração é aberta à comunidade em geral, sendo dirigida especialmente a alunos e encarregados de educação, havendo em S. João da Madeira um interesse acrescido que resulta do facto de o Município ser pioneiro em portugal no ensino do mandarim desde o 1.º cilclo do ensino básico. 

A Câmara Municipal de S. João da Madeira participa na organização do evento, que conta ainda com a parceria dos três agrupamentos de escolas da cidade. As atividades decorrem na Sala dos Fornos da Oliva Creative Factory, entre as 14h30 e as 18h00, com entrada gratuita.

Seguindo a tradição chinesa, a comemoração é essencialmente festiva com danças típicas, desfile do dragão, teatro de sombras, demonstração de caligrafia, mostras gastronómicas e culturais, apresentações de música chinesa,  artes marciais, mostra de trabalhos realizados pelos alunos durante as aulas de Mandarim, entre outras atividades.

geral