Exposição explora ligação entre sapato e chapéu na cidade onde são referência

Trabalhos do artista João Noutel, para ver em S. João da Madeira

Inauguração marcada para sábado, 12 de maio, às 17h00, nos Paços da Cultura

A exposição “The Shoe Case”, de João Noutel, é inaugurada sábado, 12 de maio, às 17h00, na galeria dos Paços da Cultura de S. João da Madeira, onde ficará patente até 2 de setembro, com entrada gratuita.

Aí, o público terá a oportunidade de observar a forma como o artista explora a ligação entre dois acessórios de vestuário intemporais – o sapato e o chapéu – que são produtos de referência da indústria sanjoanense.

Tendo por cenário a presença histórica do calçado e da chapelaria na cidade, João Noutel reinterpreta a função original desses objetos em obras de forte impacto visual, “através de uma iconografia com códigos e linguagem próprios”. 

Nascido no Porto, em 1971, João Noutel vive e trabalha em Lisboa. A sua obra foi destacada em várias publicações nacionais e internacionais de arte contemporânea, estando representado em diversas coleções privadas e institucionais em Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica, Grécia, Inglaterra, Dubai, Índia e Estados Unidos.

Em 2015, recebeu o Prémio de Pintura Abel Manta. Em 2018, foi um dos artistas presentes na exposição internacional “Variations Portugaises” sobre o panorama da arte contemporânea portuguesa no Centre d’Art Contemporaine Meymac, França.