S. João da Madeira: Uma ideia que se ultrapassou a si própria

Sessão Solene Comemorativa dos 34 anos da elevação a Cidade decorreu na Casa da Criatividade

O Hino de S. João da Madeira interpretado por Luís Paranhos ao som da Banda de Música – a mais antiga associação sanjoanense – abriu a Sessão Solene Comemorativa do 34.º Aniversário da Elevação de S. João da Madeira a cidade, que decorreu a 16 de Maio na Casa da Criatividade.

Depois do momento musical de abertura, coube a Manuel Pereira da Costa, comissário das comemorações e nome grande da cultura sanjoanense, realizar o primeiro discurso da noite. Este começou com uma “viagem” ao outro lado do Atlântico para ir buscar o exemplo de Brasília, a “Capital da Esperança” nas palavras do antigo presidente do país irmão Juscelino Kubitschek, citado pelo orador.

Como referiu Pereira da Costa, a capital brasileira – criada praticamente do nada – foi “uma ideia que se ultrapassou a si própria”. O mesmo aconteceu a S. João da Madeira, concluir-se-ia no final da intervenção, repleta de referências literárias, de poesia, de (boas) memórias e de confiança no futuro.

"Vontade de superação"

Depois de um pequeno filme sobre a cidade, o outro discurso da noite pertenceu ao Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, que lançou uma pergunta ao público presente: Afinal, porque é que S. João da Madeira aspirou a ser cidade, se daí não advinha qualquer benefício direto? Pois bem, a resposta reside no espírito empreendedor sanjoanense: a “vontade de superação” e de “estar sempre na linha da frente”.

Lembrando que S. João da Madeira foi elevada a cidade em 1984, na sequência de um projeto de lei apresentado pelo sanjoanense Carlos Ribas - deputado à Assembleia da Republica pelo PSD -, o Presidente da Câmara não teve dúvidas em afirmar: “Merecemos ser cidade. E vamos continuar a merecer!”.

Com excelentes momentos de violino e piano por alunos da Academia de Música de S. João da Madeira, a sessão incluiu ainda a assinatura de um memorando de entendimento entre a Câmara e a Junta de Freguesia e de um protocolo de cedência pelo Município de uma viatura para o programa Escola Segura desenvolvido pela PSP da cidade. A cerimónia encerrou com nova grande atuação da Banda de Música.