Secretária de Estado da Modernização Administrativa apresentou iniciativa GovTech em S. João da Madeira

Sessão decorreu na Sanjotec

Para distinguir produtos e serviços inovadores para um desenvolvimento sustentável

Até ao próximo dia 8 de junho, estão abertas as candidaturas ao GovTech, uma iniciativa do Governo que visa premiar e apoiar produtos e serviços inovadores, criados por startups, que se enquadrem em pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Para apresentar o GovTech, a própria Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, esteve em S. João da Madeira, para uma sessão de divulgação que decorreu, na última semana, nas instalações da Sanjotec, onde esteve também presente o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira.

Graça Fonseca explicou que o objetivo da iniciativa é identificar protótipos funcionais de produtos e serviços que se enquadrem no setor público ou no setor privado com um modelo de negócio associado. Para participarem, os interessados têm de criar uma conta no site do GovTech com Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital.

Depois desse passo, a submissão de candidaturas, cujo prazo decorre até 8 de junho, é feita através dessa mesma conta online no referido site, onde todo o processo é explicado e onde constam os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” aprovados pela Organização das Nações Unidas.

A elegibilidade das candidaturas é verificada até 22 de junho, seguindo-se, entre 25 de junho e 15 de setembro, a seleção dos 6 protótipos finalistas, pelo júri e pelo público através de uma infraestrutura de Blockchain com a moeda virtual “GOVTECH”. Em setembro, realiza-se o evento final para demonstração dos 6 protótipos finalistas e eleição dos 3 vencedores, pelo júri.