Câmara vai retirar coberturas em fibrocimento de escolas

Lançado o concurso para as primeiras três escolas e Pavilhão Paulo Pinto

Já está a decorrer o concurso público das empreitadas de substituição das coberturas em fibrocimento com amianto que existem em três edifícios escolares de S. João da Madeira e no Complexo Desportivo Paulo Pinto. Lançadas pela Câmara Municipal, estas empreitadas têm um preço base global de cerca de 350 mil euros.

Os estabelecimentos de ensino considerados prioritários e que vão ser abrangidos nestas primeiras intervenções são as escolas do 1.º ciclo do ensino básico de Fundo de Vila e do Parrinho, com os respetivos Jardins de Infância, assim como o Jardim de Infância das Travessas.

Como se pode constatar através das memórias descritivas dos projetos em causa - da autoria da Arquiteta Luísa Coutinho, da Câmara Municipal -, as referidas coberturas em fibrocimento serão substituídas por painéis metálicos duplos isolantes com os respetivos apoios, remates e acessórios, bem como a colocação de novas caleiras. As intervenções serão também aproveitadas para efectuar pequenas obras de melhoramentos nas coberturas destes edifícios municipais.

Dá-se assim o primeiro passo para a substituição das coberturas em fibrocimento que existem em 7 edifícios escolares da responsabilidade do Município, sendo que, para além dos 3 que agora vão ser intervencionados, também nos restantes 4 o mesmo será feito oportunamente, encontrando-se já elaborados os respectivos projetos.

No caso do Complexo Desportivo Paulo Pinto, está em causa essencialmente a cobertura do pavilhão, dado que na parte da piscina interior já fora anteriormente realizada a substituição do fibrocimento.

Conseguir-se-á com estas intervenções resolver também os problemas que a entrada de água das chuvas tem acarretado para a utilização e manutenção corrente dos edifícios.

Estas obras a levar a cabo pela Câmara Municipal de S. João da Madeira visam dar cumprimento às disposições legais relacionadas com o diagnóstico, monitorização, substituição, remoção e destino final do amianto no que se refere aos edifícios públicos.