Município promove mobilidade sustentável

A Câmara Municipal de S. João da Madeira está muito atenta à questão da mobilidade sustentável.

A Semana Europeia da Mobilidade constitui uma iniciativa que a autarquia sanjoanense quer potenciar, como forma de sensibilização para a adoção de estilos de vida mais saudáveis, o que passa pelo recurso a meios de transporte mais ecológicos.

Este ano, entre muitas outras atividades, fez-se o que já não era feito há mais de 10 anos para assinalar a Semana Europeia da Mobilidade e, em particular, o Dia Europeu Sem Carros: encerrou-se temporariamente ao trânsito um troço da Avenida Renato Araújo, a principal artéria da cidade.

Sem carros durante a manhã de 23 de setembro (domingo), esse troço foi um ponto de encontro e convívio para muitos sanjoanenses e visitantes, de todas as idades, a quem foram proporcionadas diversas atividades de lazer e de sensibilização para formas de mobilidade alternativas ao automóvel.

E o sucesso da iniciativa foi tal que muita gente pediu para que a iniciativa se realize com mais frequência, o que está a ser ponderado pela Câmara Municipal.

Será mais uma medida de promoção da mobilidade em S. João da Madeira, no âmbito de uma política autárquica em que se destaca a decisão tomada este ano de possibilitar o acesso gratuito aos autocarros do TUS por parte dos alunos de todas as escolas do concelho.

E é nesse seguimento que também será aperfeiçoado esse serviço de transportes urbanos do Município (TUS), nomeadamente através do melhoramento das condições de abrigo dos passageiros nas paragens e do seu sistema de informação.

Outras medidas já previstas pela Câmara de S. João da Madeira em matéria de mobilidade passam pelo aumento da área reservada a peões na cidade e pela qualificação de passeios e passadeiras, melhoria da acessibilidade – com eliminação de barreiras arquitetónicas e introdução de pavimentos táteis, por exemplo – e reordenamento de trânsito e estacionamento.

27 de setembro de 2018