Comemorações dos 110 anos da Linha do Vouga

Aniversário aproveitado para defender a necessidade de requalificação e revitalização desta via férrea

 

No âmbito das comemorações do 110.º aniversário da Linha do Vale do Vouga, a Associação dos Municípios das Terras de Santa Maria (AMTSM) promove uma exposição que estará patente no Europarque, nos dias 24 e 25 de novembro, entre as 10h00 e as 18h00. A entrada é gratuita.

Os visitantes poderão ainda passar pelo espaço dedicado ao Ferromodelismo, que consiste na construção de modelos de transporte ferroviário em escala reduzida e respetiva linha férrea, e ainda experimentar a Viagem no Vapor Vivo.

Estas comemorações são pretexto para as autarquias da região voltarem a chamar a atenção para a importância de requalificar e revitalizar o troço da linha Ferroviária do Vouga entre Oliveira de Azeméis e Espinho, com passagem por S. João da Madeira e Santa Maria da Feira.

Sessão solene nesta sexta-feira

Refira-se que este troço da Linha do Vouga, foi inaugurada no dia 23 de novembro de 1908 pelo Rei D. Manuel II, tendo sido aberta à exploração no mês seguinte. Esta sexta-feira, passam precisamente 110 anos sobre esse momento histórico, data em que se realiza a sessão solene comemorativa do aniversário, também no Europarque, com início às 10h00.

As autarquias da AMTSM defendem, nomeadamente, a compatibilização com a Linha do Norte e consequente ligação direta ao Porto, proporcionando um melhor equilíbrio económico-financeiro, que permita também potenciar dinâmicas regionais e nacionais.

Ao mesmo tempo, a AMTSM pretende sensibilizar a população em geral, e em particular a população escolar, para a necessidade cada vez maior da utilização do transporte coletivo em detrimento do transporte individual, com as consequentes vantagens que daí advêm.


21 de novembro de 2018