Câmara lança concurso para requalificação do Mercado

Procedimento tem um preço-base de perto de 1,4 milhões de euros.

A Câmara de S. João da Madeira aprovou a abertura de um novo concurso público para a reabilitação do Mercado Municipal da cidade, com um preço-base de 1.395.000 euros, acrescido de IVA, e que será, entretanto, publicado em Diário da República. Esta empreitada visa a renovação e valorização desse edifício, a partir de um projeto elaborado por uma equipa técnica externa, sob orientação do executivo autárquico.

Recorde-se que no último verão fora já lançado um concurso para esta mesma obra, que, no entanto, acabou por ficar sem efeito, pois nenhum concorrente apresentou preço igual ou inferior à base então definida: 1.231. 870,57 euros, acrescidos de IVA.

Constituindo, como afirma o Presidente da Câmara de S. João da Madeira, um “passo decisivo” para que o Mercado Municipal dê “um grande salto em frente”, esta obra visa reforçar este equipamento comercial como “polo de atração à cidade”.

“Vão ser criadas condições para que a frequência deste equipamento se faça com melhores condições de conforto e higiene para clientes e trabalhadores”, revela Jorge Vultos Sequeira, adiantando que o projeto propõe soluções para “questões referentes à compatibilização das diversas atividades desenvolvidas no Mercado”.

Memória descritiva

Com a concretização da empreitada de reabilitação, “pretende-se intervir estruturalmente no Mercado Municipal e no recinto que o constitui, requalificando-o, modernizando-o e recentrando-o enquanto importante unidade comercial e ponto de referência de centralidade comercial, histórica, social, económica do concelho”, como se lê na memória descritiva.

A intervenção a realizar “visa a requalificação do Mercado e a aquisição de todos os equipamentos e mobiliário necessários, bem como a promoção da revitalização, dinamização e requalificação da atividade dos atuais operadores e retalhistas de produtos alimentares, complementando-a com a captação de novos operadores com outros tipos de comércio, produtos e serviços”.

Localizado na Av. Dr Renato Araújo, uma das principais artérias da cidade, o edifício do Mercado Municipal de S. João da Madeira distribui-se por três pisos, apresentando uma área de cerca de 6.100 metros quadrados.

8 de janeiro de 2019