Bombeiros de S. João da Madeira adquirem equipamento de proteção respiratória com apoio do município

Novo compressor para enchimento de garrafas de ar respirável é essencial às intervenções em ambientes contaminados ou em que a taxa de oxigénio seja insuficiente.

A corporação de Bombeiros Voluntários de S. João da Madeira passa a contar com um novo compressor de alta pressão para ar respirável. Este equipamento foi adquirido com o subsídio extraordinário de 20.571 euros atribuído pela Câmara Municipal para esse efeito.

Trata-se de um aparelho é essencial ao enchimento de garrafas de ar comprimido dos equipamentos de proteção individual respiratória, imprescindíveis em intervenções que os bombeiros são chamados a realizar em ambientes poluídos por partículas, gases e vapores ou em que a taxa de oxigénio seja insuficiente. É também utilizado no enchimento de almofadas de ar utilizadas no socorro a vítimas de acidentes de viação.

A necessidade de aquisição do novo compressor tornou-se imperativa, dado que aquele que a corporação vinha utilizando ficou inoperacional, devido à sua longevidade e intensa atividade a que foi sujeito.

Esta situação levou a que a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de S. João da Madeira solicitasse à Câmara Municipal apoio para a aquisição de um novo equipamento do género, o que veio a ser aprovado em reunião do executivo realizada a 20 novembro passado.