Vencedores do concurso ambiental escolar “100% Resíduos” já são conhecidos

Jardim de Infância das Travessas, EB1 do Parque e EB 2.3 de S. João da Madeira obtiveram as melhores classificações no concurso ambiental escolar “100% Resíduos”. O concurso pretende incentivar à separação de resíduos, promovendo nas crianças um comportamento mais ecológico.

O concurso “100% Resíduos”, que decorreu nos estabelecimentos de ensino de S. João da Madeira no ano letivo 2013/2014, já tem vencedores. Na categoria Jardins de Infância o J. I. das Travessas foi o melhor classificado, com uma média ponderada de 1,22 sacos de 220 litros de resíduos por aluno. Já na categoria EB1 a vitória foi da escola do Parque, com 0,88 sacos por aluno. A Escola EB 2.3 de S. João da Madeira sagrou-se vencedora da categoria de EB 2/3 e Secundárias, com 0,19 sacos de resíduos por aluno.

O “100% Resíduos” pretende promover a separação seletiva, na origem, de vários tipos de resíduos, nomeadamente embalagens (papel/cartão, vidro e plástico/metal), óleo alimentar usado, rolhas de cortiça e tampinhas de plástico.

Através deste concurso, não só os estabelecimentos de ensino têm oportunidade de se tornarem ambientalmente mais sustentáveis, como as crianças se familiarizam com a questão, levando a mensagem para as suas casas. O projeto contribui, assim, para uma maior consciencialização ambiental e perceção da importância da reciclagem de resíduos.

ambiente