Fauna e a flora do Parque do Rio Ul na palma da mão

Disponibilizados "QR Codes" para “leitura” por smartphone que dão a conhecer a biodiversidade deste espaço verde municipal

Quem visita o Parque do Rio Ul, em S. João da Madeira, passa a poder ter informações sobre a fauna e a flora locais no seu smartphone com ligação à Internet, tirando partido de tecnologias emergentes, como a realidade aumentada.

Para isso, basta que o equipamento disponha de aplicação para “leitura” dos QR Codes que se encontram espalhados por diferentes pontos desse espaço verde municipal, o que dará acesso a informação digital e fotografias sobre as diferentes espécies que aí têm o seu habitat. Nos casos das aves, poderá também ser possível ouvir a gravação áudio do seu canto.

Este recurso às tecnologias da informação e comunicação constitui uma resposta inovadora para todos aqueles que procuram saber mais sobre o meio envolvente, incentivando a população em geral para a exploração de um estilo de vida mais saudável em contacto com a natureza.

“Esta medida reflete uma aposta continua do município na melhoria da atratividade do Parque do Rio Ul, como já tinha acontecido no último ano com  a criação da figura do Jardineiro do Parque e a realização de uma agenda de atividades de dinamização deste espaço verde, com o envolvimento de associações e instituições da cidade”, refere o Vice-Presidente da Câmara, José Nuno Vieira, responsável pela área do Ambiente na autarquia sanjoanense.

O vereador salienta que nesse espaço verde “está em curso a requalificação do Moinho de Água e da Casa da Casa da Eira”, adiantando que, entretanto, avançará a ampliação do parque para sul, reforçando a excelente oferta que a cidade tem a este nível, com “belíssimos parques, que apresentam valências distintas e convidam à realização de diversas atividades ao ar livre, sejam de lazer, desportivas, de exploração da natureza ou apenas de contemplação”.

Por isso, a autarquia olha igualmente com grande atenção para os outros parques, como refere José Nuno Vieira: “Temos vindo a estar também muito atentos ao Parque Ferreira de Castro, que foi recentemente requalificado, e ao Parque de Nossa Senhora dos Milagres, onde concretizámos um profunda operação de limpeza e para onde iremos elaborar um estudo de requalificação”.

Projetado pelo conceituado arquiteto sanjoanense Sidónio Pardal, o Parque Urbano do Rio Ul é um espaço de excelência para o desenvolvimento de várias atividades e eventos. Nos seus perto de 20 hectares, há mais de 2000 árvores e quase 60 espécies de peixes, anfíbios, répteis, mamíferos e aves.
30 de janeiro de 2019

ambiente