12 mil copos reutilizáveis usados no evento “A Cidade no Jardim”

Conjugada com recurso a recipientes de vidro e de barro, a medida evitou o consumo de mais de 60 mil copos e garrafas de plástico descartável.

As 22 instituições participantes no espaço das tasquinhas do evento “A Cidade no Jardim” serviram bebidas unicamente em copos de vidro  e de barro e em copos reutilizáveis – perto de 12 mil – fornecidos pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, aderindo ao combate do município ao uso de plástico descartável.

Implementada pela primeira vez, esta medida terá evitado o consumo de mais de 60 mil unidades de plástico ao longo do evento, tendo como referência os números da edição anterior disponibilizados pelo fornecedor de bebidas ao evento.

Refira-se que todas as bebidas anteriormente fornecidas em embalagens de plástico e metal foram substituídas por garrafas de vidro com tara retornável ou fornecidas à pressão, pelo que também aí se eliminaram recipientes de utilização única.

Para além do combate ao plástico descartável, suprimiu-se também a utilização de toalhetes de papel, evitando-se, deste modo, um consumo na ordem das 22.000 unidades.

Ecoevento

Organizada pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, “A Cidade no Jardim” terminou no passado dia 10 de junho, tendo contado, pela segunda vez, com a classificação de Ecoevento, atribuída pela ERSUC, entidade responsável pela exploração e gestão do Sistema Multimunicipal de Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos do Litoral Centro.

Esta distinção é um reconhecimento da atenção dada às questões ambientais na preparação e no decorrer deste evento, constituindo também uma responsabilidade acrescida e um incentivo adicional para que, com a colaboração de todos, seja possível melhorar ainda mais.

Nesse sentido, a Câmara Municipal de S. João da Madeira agradece o esforço das associações, escolas e instituições em geral que participam n’ “A Cidade no Jardim”, contribuindo para que o evento se distinga em termos ambientais, para além de ser um grande momento de encontro e convívio dos Sanjoanenses e de muitos visitantes.

ambiente