“Estrangulamento” na Rua João de Deus com fim à vista

Demolição de imóvel abre caminho ao reperfilamento da via e melhoria das condições de mobilidade dos peões

A empreitada “Cidade Inclusiva” prossegue na zona da Rua João de Deus, em S. João da Madeira, tendo em vista o reperfilamento dessa via e a melhoria das condições de mobilidade dos peões. O Presidente da Câmara e técnicos da autarquia realizaram visita de trabalho ao local, para se inteirarem do andamento das obras.

Depois de concretizada a demolição do imóvel localizado no gaveto com a Rua Visconde, que vai permitir o alargamento daquela via para duas faixas em cada sentido em toda a sua extensão, os trabalhos passaram, no início deste mês de julho, a incidir também no troço entre a rotunda da Praça 25 de Abril (em frente à Casa da Criatividade) e a Rua Visconde, no sentido nascente-poente.

“Trata-se de uma zona que, depois de requalificada, ficará com um perfil similar ao que já apresenta o espaço público do outro lado da Rua João de Deus, nomeadamente em frente ao edifício do Tribunal da cidade, onde os passeios são mais largos e a paisagem urbana se encontra valorizada pela existência de árvores”, explica o Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira.

Melhor mobilidade e maior segurança

Essa é uma nova frente de trabalhos da empreitada “Cidade Inclusiva”, que, para além do reperfilamento e requalificação da Rua João de Deus, contempla intervenções que visam melhorar as condições de mobilidade e segurança dos peões em diferentes pontos da cidade.

“Esta é uma empreitada ampla, com várias frentes de trabalho, que visa melhorar a mobilidade na cidade e a segurança dos peões. Além das obras na Rua João de Deus, estão contempladas intervenções em diferentes zonas da cidade, o que passa pela beneficiação de passadeiras para peões, rebaixamento de passeios, introdução de pavimentação para pessoas invisuais e criação de quatro passadeiras inteligentes nos locais de maior risco”, enumera o Presidente da Câmara.

No âmbito deste investimento de cerca de 300 mil euros promovido pela Câmara Municipal, serão, então, beneficiadas mais de 50 passadeiras da cidade, incluindo a adoção, em alguns pontos, de soluções inovadoras neste tipo de travessias para peões, nomeadamente quatro passadeiras inteligentes. A conclusão da empreitada está prevista para outubro deste ano.

5 de julho de 2019

obras