Auditório livre de interferências acústicas

Câmara instalou soluções técnicas na Academia de Música para isolamento sonoro desse espaço.

Já é possível proceder ao isolamento acústico do auditório da Academia de Música de S. João da Madeira, sempre que tal se revela necessário. Para tal, a Câmara Municipal realizou obras no interior do edifício, para instalação de estruturas que permitem o fecho dos três vãos de acesso àquele espaço.

Essa insonorização é particularmente importante para que o auditório possa ser usado na componente pedagógica, ao mesmo tempo que decorrem aulas noutras salas do edifício. Sem as soluções técnicas agora implementadas, esse funcionamento simultâneo estava muito limitado.

Isso mesmo foi transmitido por José Resende, diretor da Academia de Música, em recente visita ao local por parte por parte de responsáveis e técnicos da autarquia, durante a qual o Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, salientou o facto de as soluções técnicas concretizadas respeitarem a arquitetura pré-existente.

A intervenção, orçada em cerca de 20.000 euros, envolveu a colocação de três tipos de estruturas diferentes para fecho dos vãos em causa, ajustada às características do interior edifício nos locais onde foram implantadas.

O principal destaque vai para a solução adotada na principal zona de acesso ao auditório, que continua sem separação física da área de entrada no edifício, a não ser quando se realizam aí atividades que exigem o seu isolamento acústico.

Nessas ocasiões, passa a ser possível, de forma simples e rápida, estender um painel modular, fazendo-o correr através de um sistema de calhas, até fechar completamente o vão em causa, impedindo que o auditório seja “invadido” pelo som proveniente de outras zonas do edifício.

6 de julho de 2019

obras