Campanha ’’Respeite o Seu Filho’’ é candidata a prémio

No âmbito do programa ’’Município Amigo do Desporto’’ que distingue os municípios portugueses que se destacam na área do desenvolvimento desportivo.

A autarquia de S. João da Madeira é uma das candidatas ao prémio "Medida Desportiva do Ano2019" com a campanha «Respeite o Seu Filho - Programa Local para a Ética no Desporto».

Trata-se do programa "Reconhecimento no Desporto 2019" que distingue os municípios que se destacam na área do desenvolvimento desportivo. A votação decorre até dia 14 e em 25 de março serão divulgados os resultados, no "IX Seminário Amigos do Desporto 2019", que se vai realizar na Mealhada.

Na categoria "Medida Desportiva do Ano2019", o projeto "Respeite o Seu Filho", da  Câmara Municipal de S. João da Madeira, concorre com projetos de outros municípios, nomeadamente, de Águeda, de Albergaria-a-Velha, de Ourém, de Ribeira Grande, de Silves, de Soure e de Torres Novas.

S. João da Madeira está entre os 88 municípios portugueses classificados como amigos do desporto, desde 2017. Trata-se de um galardão que reconhece as boas práticas das autarquias no âmbito desportivo. Os prémios em votação estão divididos em três categorias, a "Medida Desportiva do Ano2019", a "Instalação Desportiva do Ano2019" e o "Programa Desportivo do Ano2019".

A campanha «Respeite o Seu Filho» está inserida no Programa Local para a Ética no Desporto de S. João da Madeira, e já está a ser aplicada por outras entidades, nomeadamente, a Associação de Basquetebol de Aveiro, a Associação de Atletismo de Aveiro, a Associação de Futebol de Aveiro e vários clubes locais.

Este programa teve início na época desportiva 2018/2019, e interveio junto do público que assiste aos jogos das camadas jovens realizados na cidade, envolvendo a organização de campanhas, ações de formação e atividades desportivas focadas na promoção da ética no desporto.

Um dos materiais desta inovadora campanha de sensibilização é uma pequena embalagem - em forma de caixa de medicamentos -, na qual estarão inscritas mensagens e imagens que convidam a viver o desporto de forma tranquila e positiva, rejeitando comportamentos desadequados através de expressões como “Não seja treinador de bancada” ou “Não reprove. Apoie”.