Peça com Maria Rueff abre Festival de Teatro de S. João da Madeira nesta sexta-feira à noite

Sobem ainda ao palco, até 5 de maio, duas dezenas de grupos da cidade e da região. Peça com Maria do Céu Guerra encerra programa.

O XI Festival de Teatro de S. João da Madeira começa nesta sexta-feira (21 de abril), às 21h30, com a peça “António e Maria”, protagonizada por Maria Rueff, na Casa da Criatividade. Até 5 de maio, seguem-se duas dezenas de representações que, na sua maioria, têm lugar nessa sala de espetáculos e nos Paços da Cultura da cidade.

A esses palcos vão subir mais de 300 atores e atrizes, a maior parte integrados em grupos amadores locais e regionais, cabendo a outro grande nome do teatro nacional – Maria do Céu Guerra – encabeçar o elenco da peça “Tartufo”, que encerra o evento.

Realizando-se desde 2006, o Festival de Teatro de S. João da Madeira é organizado em parceria pela Câmara Municipal e pelo projeto “Espaço Aberto” do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite.

Dirigindo-se a diferentes segmentos de público, o evento assume cada vez maior importância na cultura da cidade, registando um grande envolvimento da comunidade, que se reflete no número de grupos participantes e na adesão de espetadores (em 2016, foram mais 4.500).

“Greve” representada em fábrica da cidade

O festival envolve desde alunos a professores, passando por membros de associações, instituições e… da fábrica CEI (Companhia de Equipamentos Industriais). Efetivamente, uma das peças, intitulada “Greve”, é levada à cena nas próprias instalações dessa empresa, tendo como intérpretes administradores e trabalhadores, reunidos no grupo ACEITE.

A apresentação de peças vai chegar também à Sala dos Fornos da Oliva Creative Factory, num novo desafio assumido pela Troupe, grupo amador do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite.

Espetáculo comemorativo do 25 de Abril

Nesta 11.ª edição do Festival de Teatro de S. João da Madeira não falta também um espetáculo comemorativo do 25 de Abril, a realizar nessa mesma data, nos Paços da Cultura. Sob o título “Ailé Ailé”, junta o poeta e declamador José Fanha e o músico e compositor Daniel Completo (ex-“Ronda dos 4 Caminhos”).

O programa do festival pode ser consultado na íntegra na internet clicando aqui. As entradas para a generalidade das peças são a 2,5 euros, à exceção da abertura e encerramento, com preços entre os 5 e os 10 euros.

Os bilhetes podem ser adquiridos na BilheteiraOnline (http://cmsjm.bol.pt/), na Casa da Criatividade, Paços da Cultura, lojas FNAC, CTT, Centro Comercial 8.ª Avenida (Worten), El Corte Inglês, Pousadas da Juventude, a linha 24h de reservas e informações 18 20 do MEO e os Quiosques Serveasy.