Oliva Bazar: portas abertas à criatividade ao design e à cultura

Designers e criadores portugueses reunidos num espaço de excelência. Programa incluiu workshops, conversas e performances e inauguração de exposições.

A Oliva Creative Factory recebeu, durante o dia 18 de junho, a 6.ª edição do OLIVA BAZAR, uma iniciativa que proporcionou o contacto e a interação entre jovens criadores e o público em geral, assim como com entidades e espaços que comercializem produtos de design. O evento incluiu ainda um programa cultural e criativo, com a realização de workshops, conversas, performances, música ambiente e um espaço de animação para os mais pequenos.
 
Considerado já um evento de referência junto da comunidade criativa, o Oliva Bazar deste ano apresentou marcas de criadores portugueses nas áreas do Design de Produto, Moda, Jóias de Autor, Design de Interiores, Biocosmética e Gourmet. A seleção dos criadores tem por base a qualidade dos seus produtos e a atitude arrojada e contemporânea com que se apresentam no mercado
 
O Oliva Bazar abriu portas às 10h30, arrancando com uma oficina de flores de papel e com workshops de dança protagonizados pela Escola de Dança Ana Luísa Mendonça (EDALM). Realizou-se depois a mesa redonda “Novos Criadores – Tendências, Desafios e Oportunidades de Mercado”, que contou com a moderação da jornalista Alexandra Couto (Agência Lusa) e a participação de Fátima Santos, da Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP), Joana Campos Silva, da Porto Fashion Makers, Marco Sousa, do Turismo Norte, e Clara Correia, gestora especialista em retalho de grandes superfícies (com experiência em marcas como Sonae, Decathlon ou Leroy Merlin).

Durante a tarde, decorreram novos workshops e pormances de dança, antecedendo a inauguração do ciclo de exposições e workshops [D] IN Design na Inovação Industrial, com a apresentação do caso Viarco.
 
Procedeu-se aina à inauguração de duas exposições, no Núcleo de Arte da Oliva, a “Arte Bruta: Uma História de Mitologias Individuais”, comissariada pelo curador francês Christian Berst, e “Acordar, sair, caminhar, desacelerar… olhar, parar. Olhar de novo”, centrada na Arte Singular, comissariada pela curadora italiana Antonia Gaeta.

cultura