“Macau é um espetáculo”: exposição de fotografia para ver na Biblioteca Municipal

Inauguração está marcada para esta sexta-feira, às 18h00.

Integrada no programa comemorativo do 10º aniversário da Região Administrativa Especial de Macau (China), a exposição fotográfica “Macau é um espetáculo” chega a S. João da Madeira, na sequência de uma itinerância que, em 2015, a levou a países como o Canadá, Brasil e Estados Unidos da América, além de Portugal.

Essas imagens de manifestações artísticas nas ruas de Macau vão estar patentes na Biblioteca Dr. Renato Araújo, em S. João da Madeira, município pioneiro no nosso país na introdução do ensino da língua chinesa nas suas escolas. A inauguração desta mostra marcada para as 18h00 desta sexta-feira, 15 de abril.

Nesta exposição sobre este território que esteve mais de 400 anos sob administração portuguesa, estão patentes fotografias que revelam uma cidade com densa vivência de acontecimentos etno-culturais de todos os tipos e proveniências, umas com origem nas tradições das comunidades residentes, outras onde se expandem as modas, as linguagens e as expressões de múltiplas tradições e da mais palpitante modernidade.

“Macau é um espetáculo” é uma mostra promovida pelo Instituto Internacional de Macau, uma organização não-governamental (ONG) de Macau de matriz portuguesa, e pela Associação Fotográfica de Macau, organização não lucrativa que visa promover esta arte. Estas entidades apontam o título desta exposição fotográfica como uma “justa homenagem à Macau dos dias de hoje”, vista como “sala de visitas de dois hemisférios, sejam estes geográficos, sejam culturais e identitários”.

cultura