Museu da Chapelaria mostra “o que as nossas mãos fizeram”

Exposição temporária para ver até 19 de junho.

Foram milhares os modelos e as marcas de chapéus que ao longo de todo o século XX passaram pelas hábeis mãos dos chapeleiros de S. João da Madeira. Verdadeiros artistas no fabrico de chapéus de feltro, estes operários vestiram literalmente as cabeças dos portugueses e de muitos povos do mundo. Aristocrata, Cantoneiro, Capeline, D’Aviz, Dallas, Derby, Garbo, Hollywood, Lord e Vacas Malhadas são apenas alguns dos modelos produzidos.
 
Este é o tema da exposição temporária que o Museu da Chapelaria, em S. João da Madeira, mostra ao público de 9 de abril a 19 de junho, revelando a heterogeneidade de chapéus de homem, senhora e criança produzidos nas fábricas de chapelaria de S. João da Madeira, assim como algumas facetas do mundo publicitário dessas empresas.
 
O programa em torno desta exposição inclui atividades pedagógicas para diferentes públicos, designadamente as visitas temáticas “A Indústria sanjoanense” e “O que as minhas mãos fizeram…”, assim como as oficinas “O chapéu do século XX… e… II” e “Marcas e logotipos”.

cultura