Festival de Teatro de S. João da Madeira de 8 a 30 de abril

Companhias profissionais, grupos locais e a cidade em palco!

O Festival de Teatro de S. João da Madeira está a chegar à sua décima edição, que vai decorrer de 8 a 30 de abril, na Casa da Criatividade e Paços da Cultura, mas também numa fábrica da cidade. Ao todo, vão participar dois grupos profissionais e 14 amadores.

A abrir o programa, a 8 de abril, sobe ao palco da Casa da Criatividade a comédia “Plaza Suite”, com Alexandra Lencastre, Diogo Infante, Helena Costa e Ricardo Sá. O encerramento acontecerá a 30 de abril, com a peça “Arte”, reposição de um grande sucesso de 1998 a 2003, então com os atores António Feio, José Pedro Gomes e Miguel Guilherme. Agora, a mesma peça conta com uma nova encenação e um novo elenco: João Lagarto, Vítor Norte e Adriano Luz.

Entre esses dois momentos, o Festival de Teatro de S. João da Madeira é preenchido com 14 peças de outros tantos grupos locais e regionais, que normalmente asseguram casa cheia. Este ano, pela primeira vez, regista-se mesmo a participação de um grupo associado ao mundo empresarial: o ACEITE, da CEI-Companhia de Equipamentos Industriais, que representa "A Peça", a 27 de Abril, pelas 21h30, nas instalações da própria fábrica.

“Depois de um mês de março intensamente marcado pela Campanha Poesia à Mesa, a cidade de S. João da Madeira continuará plena de atividade cultural com a 10.ª edição do Festival de Teatro, mostrando que em abril o teatro em Portugal também passa necessariamente por S. João da Madeira, graças ao grande empenho da nossa comunidade escolar e movimento associativo”.

Extra programa, e no âmbito da Semana da Terra, o Banco Local de Voluntariado fará uma breve apresentação de 15 minutos, dirigida ao público pré-escolar e 1º ciclo - "Mudar  Mundo com Voluntariado", pelas 14h30, no dia 20 de Abril, nos Paços da Cultura, com entrada é gratuita. Integrada no Projeto Educativo Municipal, esta peça de teatro dinamizada por utentes e voluntários da CERCI, baseia-se no livro “Todos temos asas, mas apenas os voluntários sabem voar”, e tem como principal objetivo sensibilizar para a importância do voluntariado no mundo que nos rodeia.

O evento é organizado pelo Projeto Espaço Aberto, do Agrupamento de Escolas Serafim Leite, em parceria com a Câmara Municipal de S. João da Madeira e com o envolvimento de diversas associações e escolas da cidade.