Corações de Trapos: símbolos de boa vizinhança para ver em S. João da Madeira

Iniciativa do Banco de Recursos da Rede Social concelhia, esta exposição esteve patente na Câmara durante comemorações solenes do Dia do Município, a 11 de outubro. Depois poderá ser apreciada numa superfície comercial da cidade, até ao final do mês.

O Coração de Trapos é um projeto que surgiu pela mão do Banco de Recursos da Rede Social de S. João da Madeira, com o propósito de reforçar laços de quem mora porta a porta.

A ACAIS – Associação do Centro de Apoio aos Idosos São-joanenses, a Associação de Jovens Ecos Urbanos, a Divisão de Ação Social da Câmara, o Centro Comunitário Porta Aberta da Santa Casa da Misericórdia, a Delegação da Cruz Vermelha, o Serviço Local da Segurança Social, a Habitar S. João e a Conferência S. Vicente Paulo são as entidades promotoras do projeto, que foi oficialmente lançado no Dia Europeu dos Vizinhos, a 26 de Maio.

As instituições locais entraram em ação para reunir um grupo de vizinhos da sua área de intervenção com o objetivo de elaborar um coração representativo das redes de vizinhança.

A escolha do coração não surge por acaso. O coração simboliza as relações de quem vive lado a lado, muitas vezes, sem se conhecer, até porque neste projeto relembra-se a importância de estar atento a quem mora do outro lado da porta, do outro lado da rua. Lançada a semente, a comunidade foi aceitando o desafio e os corações foram nascendo, fruto do trabalho do movimento associativo, comércio local, condomínios, famílias…

Pretende-se que, a iniciativa continue a crescer na comunidade, caminhando pelos próprios pés. O resultado desta iniciativa esteve exposto, na Câmara Municipal, neste domingo, 11 de Outubro, Dia do Município, durante as comemorações solenes do 89.º Aniversário da Emancipação Concelhia de S. João da Madeira. A exposição prolongar-se-á até ao final de Outubro, no Centro Comercial 8ª Avenida.