Exposição Ponto de Fusão na Biblioteca Municipal

Da autoria de José Vaz e Silva, Luís Veloso e Rui Apolinário, as fotografias desta exposição incidem sobre a metalúrgica Oliva.

“Ponto de Fusão/Fragmentos da Memória” reúne imagens da autoria de José Vaz e Silva, Luís Veloso e Rui Apolinário, constituindo-se como um projeto fotográfico que se inscreve no campo da arqueologia industrial.

Patente na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira, esta exposição incide sobre a metalúrgica Oliva, cuja fundação remonta ao ano de 1925 e que tem um lugar relevante na história industrial sanjoanense e do próprio país.

Ao longo de várias décadas, a Oliva influenciou de um modo muito marcante, para além do intrínseco incremento tecnológico, o desenvolvimento e a consolidação, ainda que temporária, do tecido social, económico e cultural de toda uma comunidade numa escala que ultrapassou a estrita esfera regional.

A Oliva entretanto encerrou, mas permanece ligada à vida da cidade, por iniciativa da Câmara Municipal de S. João da Madeira, que adquiriu e investiu em alguns dos principais edifícios desse enorme complexo industrial, designadamente a a zona de fabricos gerais e a emblemática Torre.

Aí estão instalados projetos como a incubadora de indústrias criativas Oliva Creative Factory, o Núcleo de Arte, serviços como o Welcome Center do Turismo Industrial e, futuramente, o Núcleo de Calçado.