Escolas de S. João da Madeira deram exemplos de cidadania na Casa da Criatividade

Evento realizado no âmbito do projeto transnacional “Luzes para a cidadania global”. Peça de teatro “O Menino da Lagrima” foi a escolhida pelo júri.

O mais difícil foi escolher um vencedor, tão extraordinários foram as atividades apresentadas. Isso mesmo foi reconhecido pelo júri que teve a complicada tarefa de classificar as propostas desenvolvidas nos diferentes agrupamentos escolares de S. João da Madeira no âmbito do projeto transnacional “Luzes para a cidadania global”.

Depois das excelentes apresentações realizadas na Casa da Criatividade, numa sessão em que esteve presente a vereadora da Educação, Dilma Nantes, o primeiro lugar acabou por ser atribuído à peça de teatro “O Menino da Lágrima”, do Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior.

O júri foi constituído por Isabel Esteves, da Direção-Geral de Estabelecimentos Escolares, Sónia Fernandes, da Escola de Voluntariado “Pista Mágica”, e Manuel Jacinto, do Centro de Formação de Escolas de Terras de Santa Maria.

Município sanjoanense
representa Portugal

Sendo a Câmara Municipal de S. João da Madeira que representa Portugal no projeto “Luzes para a cidadania global”, será “O Menino da Lágrima” a defender as “cores” nacionais no encontro internacional a decorrer em Madrid, no mês de junho, onde estarão também propostas de escolas de Espanha, Alemanha, Itália e Hungria.

No 2.º lugar do “pódio” ficou uma outra peça de teatro – “Gansos Enlameados” – da EB1 do Parque (Agrupamento Serafim Leite). O 3.º posto foi para a iniciativa “Night OJ, do Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior. Todos os projetos restantes – das EB1 de Carquejido, Casaldelo, Espadanal, Fundo de Vila e Ribeiros – partilharam a 4.ª posição. Destaque ainda para a participação do Jardim de Infância das Travessas que, extraconcurso, encantou os presentes com algumas canções interpretadas pelos alunos.

Por uma cidadania
ativa responsável

“Luzes para a cidadania global” é um projeto coordenado pela Fundação Iberoamericana para a Educação, Ciência e Cultura. Envolvendo professores e técnicos de cinco países europeus, tem como objetivo desenvolver conteúdos pedagógicos no âmbito de uma cidadania ativa responsável, sendo financiado pela Comissão Europeia.

Assim, pretende promover uma cidadania global responsável, fomentando estilos de vida saudável, o conhecimento dos direitos humanos e o equilíbrio ambiental. Por outro lado, procura desenhar programas, metodologias e materiais pedagógicos abrangendo docentes, alunos e famílias, fomentando as competências de cidadania junto da comunidade educativa.

cultura