S. João da Madeira celebra Semana da Terra de 20 a 26 de abrll

Evento decorre sob o signo da sustentabilidade ambiental. Mais de 50 atividades comunitárias contribuem para uma cidade cada vez melhor.

A Semana da Terra de S. João da Madeira inicia-se na segunda-feira, 20 de abril, e prolonga-se até ao dia 26, com diversas atividades em diferentes pontos da cidade. O envolvimento das associações e instituições de S. João da Madeira, bem como dos cidadãos em geral, é um dos aspetos centrais deste evento, durante o qual numerosos sanjoanenses promovem e participam em mais de 50 atividades comunitárias em benefício da sua terra.
 
Com uma tónica acentuadamente ambiental e social, o programa da Semana da Terra em S. João da Madeira inclui operações de limpeza, exposições, oficinas, campanhas de sensibilização, caminhadas, desporto, recolha de alimentos, apoio à terceira idade…
 
Logo no primeiro dia do programa, a partir das 14h30, há um atelier de compostagem na ACAIS (Associação Centro de Apoio a Idosos Sanjoanenses), aulas gratuitas de ténis no Complexo Desportivo Paulo Pinto e arranjo de horta e pintura de mural na delegação de S. João da Madeira da Cruz Vermelha.
 
A 21 de abril, a PSP leva conselhos de segurança aos idosos da ACAIS e do Lar da Santa Casa da Misericórdia, enquanto os alunos da Universidade Sénior vão até à EB1 dos Condes, para interagir com as crianças dessa escola através de um jogo ambiental.
 
O Dia da Terra (22 de abril) é naturalmente um dos mais preenchidos da semana, começando com uma caminhada pelos Caminhos de Santiago e continuando com a inauguração de exposições ambientais, colocação no Rio Ul de uma casa para os cisnes que aí foram libertados recentemente, distribuição de folhetos de sensibilização ambiental e realização de uma tertúlia sobre resíduos.
 
Entre as atividades de 23 abril, há um workshop de defesa pessoal no Parque Urbano do Rio Ul, espaço verde municipal onde a Associação Motard 3700 promoverá uma operação de limpeza no dia seguinte, data que se apresenta com um programa muito diversificado, que inclui ações de sensibilização para a redução do ruído, para a realização de exercício físico e para a defesa do ambiente.
 
No fim de semana de 25 e 26 de abril, a manhã de sábado é dedicada à sensibilização ambiental, através de um peddy-paper no Parque Urbano do Rio Ul, com limpeza deste curso de água, e de uma caminhada em que se recolhem resíduos de embalagens de plástico, neste caso no Parque de Nossa Senhora dos Milagres, no qual decorre, no domingo, uma operação de limpeza.
 
A Semana da Terra decorre no âmbito da Agenda 21 Local, processo de promoção do desenvolvimento sustentável, do qual o Município de S. João da Madeira é um dos pioneiros a nível nacional.

O programa completo do evento pode ser consultado na internet clicando aqui (formato PDF 290 KB).

cultura