Feira da Ciência de S. João da Madeira recebe a visita de 2000 crianças

Esta exposição interativa destinada às escolas decorre no Museu da Chapelaria, de 12 a 23 de janeiro. Programa do evento inclui um dia (17 de janeiro) aberto às famílias.

Está aí a 9.ª edição da “Feira da Ciência” de S. João da Madeira, uma exposição interativa que a cidade e as escolas já não dispensam. Esta é uma organização do projeto “Pequenos Cientistas Sanjoanenses”, da Câmara Municipal, sendo resultado do sucesso que o programa tem tido junto das escolas do 1.º ciclo e jardins-de-infância do concelho.

Inseridas nas respetivas turmas, cerca de 2000 crianças participarão no evento, podendo assim interagir em diferentes experiências divertidas e pedagógicas. Sendo 2015 Ano Internacional da Luz e também dos Solos, esses serão os dois temas principais da Feira da Ciência, que está marcada para o Museu da Chapelaria, de 12 a 23 de janeiro. As famílias poderão também participar no dia 17 (sábado), das 14h00 às 17h00.

Projeto ao longo de todo o ano

O projeto “Pequenos Cientistas Sanjoanenses” para o ano letivo 2014/2015 visa servir de complemento das áreas curriculares disciplinares do primeiro ciclo do ensino básico, com especial enfoque no Estudo do Meio. Também está presente na educação pré-escolar.

O objetivo principal é desenvolver programas educativos e de entretenimento em vários campos do conhecimento científico, tecnológico e social, para que os alunos compreendam, progressivamente, que existem assuntos, metodologias, técnicas e formas de pensar mais associados ao caráter investigativo.

As atividades propostas, revestidas de caráter prático e experimental, ajudam os alunos a compreender e a interiorizar os conceitos trabalhados ao longo do ano letivo, proporcionando-lhes a oportunidade de desenvolverem saberes e competências que permitam tomar decisões e agir de forma sensível aos assuntos ambientais e a uma cidadania ativa.

cultura