Natal com livros e música para as crianças de S. João da Madeira

Centenas de crianças dos estabelecimentos de ensino da cidade de participaram em atividades de Natal nas bibliotecas escolares e na Casa da Criatividade.

Entre os dias 3 e 12 de dezembro, as professoras bibliotecárias de S. João da Madeira dinamizaram uma atividade em rede para assinalar o Natal nas escolas do ensino básico da cidade. Uma iniciativa na qual se verificou uma grande interatividade com os alunos participantes.

Os livros e as histórias que narram constituíram o ponto de partida para diversos momentos muito divertidos e participados, em torno da dramatização dos contos “O beijo do Pai Natal” e “Ninguém dá prendas ao Pai Natal”.

A iniciativa contou com o apoio da Biblioteca Municipal de S. João da Madeira e com a cooperação das educadoras de infância e professoras que acompanharam as turmas, assim como das assistentes operacionais dos diferentes estabelecimentos de ensino.

“Pedro e o Lobo” pela Orquestra da GNR

Noutra atividade alusiva à quadra, cerca de 2000 crianças de S. João da Madeira tiveram a oportunidade de assistir ao espetáculo de Natal “Pedro e o Lobo”, com a Orquestra de Câmara da GNR, na Casa da Criatividade. O maestro foi o capitão João Afonso Cerqueira, com a narração a cargo de Nuno Pólvora.

Com diversas sessões ao longo dos dias 11 e 12 de dezembro, esta foi uma organização da Associação Desportiva Sanjoanense, com o apoio da Câmara Municipal de S. João da Madeira e da Junta de Freguesia, dirigida dos jardins-de-infância e escolas EB1 das redes pública, privada e solidária.

"Pedro e o Lobo" é uma história infantil contada através da música, composta por Sergei Prokofiev em 1936, com o objetivo pedagógico de mostrar às crianças as sonoridades dos diversos instrumentos. Cada personagem da história (o Pedro, o lobo, o avô, o passarinho, o pato, o gato e os caçadores) é representada por um instrumento diferente.