ColorADD pela inclusão social

Projeto para comunicar a cor aos daltónicos avança em S. João da Madeira, no âmbito de iniciativa promovida pela Área Metropolitana do Porto.

A Câmara Municipal de S. João da Madeira associou-se, em 2013, ao projeto de implementação na Área Metropolitana do Porto (AMP) do sistema ColorADD, um código gráfico monocromático universal para comunicar a cor aos daltónicos. Este sistema está a ser aplicado progressivamente na AMP, começando pelas áreas da Educação, Cultura e Turismo.

No âmbito do projeto, foi realizada no início desta semana, em S. João da Madeira, mais uma ação de sensibilização e informação sobre a temática, que decorreu na Biblioteca Municipal. A sessão foi presidida pela vereadora Dilma Nantes e contou com a presença das direções das escolas, professores de educação especial, professores bibliotecários e técnicos das áreas da Educação, Cultura e Turismo da Câmara Municipal. A orientação pertenceu a Miguel Neiva, o mentor do projeto ColorADD.

O daltonismo é uma perturbação da perceção visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores. Normalmente tem origem genética, mas pode também resultar de lesão nos órgãos responsáveis pela visão, ou de lesão de origem neurológica.

A iniciativa visa assim ajudar a minorar o problema de um universo significativo da população mundial numa área em que todas as sociedades são e estão cada vez mais envolvidas e preocupadas, a inclusão.

Através do projeto Coloradd oferece-se um sistema universal de identificação das cores para daltónicos, representadas por símbolos gráficos de fácil memorização. A soma das cores permite relacionar os símbolos identificando facilmente as cores que o representam.

cultura