Apresentação da Sala do Serviço Educativo do Núcleo de Arte da Oliva

A apresentação da sala do Serviço Educativo do Núcleo de Arte da Oliva Creative Factory decorreu no dia 31 de julho, pelas 16 horas. A sessão marca o encerramento do programa de oficinas de Verão “A Nossa Casa”, que tem vindo a realizar-se durante o mês de julho.

Decorada com os trabalhos realizados nas oficinas de Verão “A Nossa Casa”, a nova sala do Serviço Educativo da Oliva foi apresentada ao público na passada quinta-feira, dia 31 de julho.

Raquel Guerra, curadora do Núcleo de Arte, considera que as crianças inscritas nas oficinas do Serviço Educativo demonstram ter gostado de participar, o que se pode comprovar pelo facto de algumas delas terem regressado para integrar mais atividades. A curadora explica que as experiências desenvolvidas nas oficinas partem das exposições do Núcleo e que o objetivo principal é sensibilizar os participantes para a arte contemporânea.

Relativamente às iniciativas mais recentes, Raquel Guerra destaca a oficina “A Arte Bruta Chegou! Vem criar a tua exposição!”, na qual os participantes foram desafiados a criar a sua própria exposição de Arte Bruta, em pequena escala, a partir de uma planta do espaço expositivo. De realçar, ainda, a oficina “Era uma vez…” que, tomando como ponto de partida as obras em exposição no Núcleo, convidava as crianças não só a contar uma história, como também a ilustrá-la. No conjunto de oficinas dinamizadas durante o mês de julho, incluem-se, também, as oficinas “A Nossa Casa” e “Diálogo com (algumas) imagens”.

O serviço educativo decorre durante todo ano, tendo especial incidência nas épocas de Natal, Páscoa e Verão. Para além dos serviços orientados, como as oficinas, o Núcleo de Arte realiza, ainda, visitas guiadas às exposições existentes no espaço, que visam incentivar o espírito crítico e a reflexão, partindo do pensamento sobre a Arte Contemporânea. As visitas são destinadas ao público em geral e funcionam mediante marcação prévia, variando consoante a faixa etária.

cultura