Workshop sobre Smart Cities na Sanjotec nesta quinta-feira de manhã

Plataforma web para gestão de odores é apresentada nesta quinta-feira, na Sanjotec, em S. João da Madeira, durante o workshop “Gestão Ambiental no contexto das Smart Cities”. Uma iniciativa que assinala o Dia Mundial do Ambiente.

Uma solução inovadora de monitorização de odores é lançada em S. João da Madeira nesta quinta-feira (5 de junho, Dia Mundial do Ambiente), durante o workshop “Gestão Ambiental no contexto das Smart Cities”, que decorre nas instalações da incubadora de empresa tecnológicas Sanjotec.

O programa do workshop tem a sessão de abertura marcada para as 10h00, pelo Presidente da Câmara de S. João da Madeira, Ricardo Oliveira Figueiredo. Segue-se a intervenção do Presidente da Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente (APEA), Carlos Pedro Ferreira, que falará sobre a integração da informação dos descritores ambientais como modelo de desenvolvimento.

Às 10h45, João Vaz (Eurofins Portugal) debruçar-se-á sobre o tema da medição de odores, antecedendo a apresentação da Odourmap (11h15), inovadora plataforma web para monitorização de odores que envolve a participação dos cidadãos e o diálogo com a comunidade.

O teste piloto desta solução decorrerá em S. João da Madeira entre o mês de junho e Outubro, com o objetivo de aferir a aplicabilidade desta ferramenta na otimização do processo de monitorização de Odores e detetar possíveis oportunidades de melhoria da própria solução.

O workshop termina com uma mesa redonda (12h00) intitulada “Smart cities for smart people – plataformas de suporte à informação, monitorização, tratamento de dados e tomada de decisão”. Este momento do programa conta com a participação de Joaquim Borges Gouveia, professor catedrático da Universidade de Aveiro e presidente do Conselho de Administração da Energaia, assim como de outros intervenientes no workshop.

cultura