Obras de arte contemporânea para verem locais públicos de S. João da Madeira

Fazem parte da coleção Norlinda e José Lima que integra o Núcleo de Arte da Oliva

Programa é inaugurado esta quinta-feira, 26 de abril, às 11h30, no Mercado Municipal

Um dos mais importantes acervos privados de arte contemporânea do país sai do Núcleo de Arte da Oliva, em S. João da Madeira, para se apresentar noutros equipamentos públicos do Município. Este programa é lançado nesta quinta-feira, 26 de abril, às 11h30, no Mercado Municipal da cidade, onde ficará patente uma instalação do artista moçambicano Jorge Dias, pertencente à Coleção Norlinda e José Lima.

“Estamos a aproximar dos cidadãos em geral uma das mais importantes coleções de arte contemporânea de Portugal”, sublinha o Presidente da Câmara de S. João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira, dando conta de que esta iniciativa “é um convite à fruição da arte e à visita ao Núcleo de Arte da Oliva, um espaço municipal com uma dimensão e qualidade ao nível do que há de melhor no país”.

Cada local “recebera? mais do que uma obra” no decurso deste projeto, que será “acompanhado por um programa de visitas e conversas” e que vai ainda “alargar-se às escolas” a partir de setembro, quando se iniciar o novo ano letivo.

“Coleção Norlinda e José Lima para a Cidade”

Intitulada “Sinais”, a colorida obra de Jorge Dias que fica patente no Mercado Municipal de S. João da Madeira é “formada por vários elementos em madeira, recortados e pintados com formas abstratas, evocativos das raízes culturais africanas e sul americanas” que marcam os trabalhos deste artista plástico, como refere a diretora do Núcleo de Arte da Oliva, Andreia Magalhães.

A escolha desta instalação para integrar o projeto “Coleção Norlinda e José Lima para a Cidade” surge como natural, pois, como explica Andreia Magalhães, “a relação e justaposição dos elementos funciona como um convite ao público para participar na obra, sendo nesta relação com a obra, o espaço e o espetador que a instalação se ativa”.

Para além de “Sinais” no Mercado Municipal, outras obras da coleção reunida pelo casal sanjoanense Norlinda e José Lima vão estar na Casa da Criatividade, Academia de Música, Biblioteca Municipal e Câmara. Aliás, no átrio de entrada do edifício da autarquia já esteve anteriormente patente a escultura “Courtesy Cow”, de Susan Norrie, numa iniciativa de promoção deste programa que vis?a levar a arte ao encontro das pessoas.

Roteiro das obras de arte e dos locais públicos onde ficam patentes:

Peça para Decidir, 2009, de Nuno Sousa Vieira | Câmara Municipal;

Sinais, 2012, de Jorge Días, no Mercado Municipal;

Carcere XIV, The Gothic Arch, After Piranesi (Carceri), 2002, de Vik Muniz | Casa da Criatividade;

-  Espírito da Gravidade 2, 2006/2008, de João Maria Gusmão e Pedro Paiva | Biblioteca Municipal;

Relief Rouge [Relevo Vermelho], 2008, de Jan Voss | Academia de Música.