Reis Magos chegaram a S. João da Madeira

Encenação teatral realizou-se na noite de 6 de janeiro. Multidão acompanhou a iniciativa que envolveu escolas, instituições e associações sanjoanenses.

No âmbito da sua programação para a quadra natalícia, S. João da Madeira assinala os Reis com três momentos marcantes a pontuar a primeira quinzena de janeiro, refletindo a boa parceria desenvolvida entre a Câmara Municipal e as instituições e associações da cidade.

Na noite de 6 de janeiro, Dia de Reis, ruas, praças e largos de S. João da Madeira foram palcos para uma encenação teatral alusiva à data, dividida em cinco estações, nas quais se recriou a tradição cristã dos três Reis Magos – Gaspar, Belchior e Baltasar –, que se deslocaram de terras distantes, seguindo a Estrela de Belém, para prestarem homenagem a Jesus, oferecendo-lhe presentes.

A primeira cena, designada “Cabana do Velho Simão”, teve lugar na zona da rotunda do Hospital de S. João da Madeira, sendo assegurada pelo Grupo de Teatro do Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior (TOJ). Daí a “peregrinação” seguiu pela Avenida Dr. Renato Araújo até ao Largo do Souto, onde se deu o “Encontro dos Três Reis Magos”, pelo grupo de teatro “Serafins”, do Agrupamento de Escolas Serafim Leite.

A multidão que acompanhou o evento prosseguiu pela Avenida Dr. Renato Araújo, subindo depois pela Rua Colégio Castilho até ao Largo Sto. António, para a interpretação de vários quadros inspirados na tradição dos Reis, envolvendo o Coro dos Pequenos Cantores, o grupo “Fugas Poéticas”, a Escola de Dança Ana Luísa Mendonça e o Centro de Cultura e Desporto (CCD) de S. João da Madeira.

Rumando a seguir à Praça Luís Ribeiro, o público assistiu, no Elemento Arquitetónico aí situado, ao “Encontro dos Reis Magos com o Rei Herodes”, com a participação dos grupos de teatro “Troupe” e “Serafins”, ambos do Agrupamento de Escolas Serafim Leite, e “Lua Nova”, do Agrupamento de Escolas João da Silva Correia, bem como da Associação Ecos Urbanos e da Academia de Bailado Liliana Leite.

A encenação desta “Noite de Reis” em S. João da Madeira culminou com um “Presépio Vivo” na Praça 25 de Abril, em frente à Casa da Criatividade. Esta “estação” final teve como intérpretes a Associação de Promoção da Juventude (APROJ), a Universidade Sénior e a Associação de Solidariedade Social dos Professores (ASSP).

Este evento contou ainda com a colaboração da Paróquia, dos Bombeiros e da PSP de S. João da Madeira, bem como da empresa Heliotextil, que cedeu materiais para a composição dos cenários.

Encontro de Trupes e Concerto de Reis

A celebração natalícia continuou a 7 de janeiro, com o II Encontro de Trupes de Reis, promovido pela Tuna dos Voluntários de S. João da Madeira, na Casa da Criatividade, com entrada gratuita.

Além do grupo organizador, os intervenientes sanjoanenses foram o ATL Gente Miúda, a Associação Cultural e Recreativa “É Bom Viver” e a Banda de Música. A estes juntam-se convidados de outras localidades, nomeadamente de Santa. Maria da Feira e de Espinho. A Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de S. João da Madeira apoiaram esta iniciativa.

Na noite de 14 de janeiro, também na Casa da Criatividade, realiza-se o Concerto de Reis “Rituais & Paródias”, pelo Coro de Câmara de S. João da Madeira, que se propõe apresentar um espetáculo diferente e arrojado, juntando em palco a música e a dança. Bilhetes entre 4 a 8 euros, à venda na BilheteiraOnline (BOL) e nos locais habituais.

cultura