Festival Hat Weekend: chapéus há muitos! | Notícias | Câmara Municipal de São João da Madeira

Festival Hat Weekend: chapéus há muitos!

Em julho todos os chapéus vão dar a S. João da Madeira.

Um festival urbano que vai ocupar a cidade com instalações, concertos, teatro e circo de rua, exposições, artes performativas, residências artísticas, arte urbana, desfiles e experiências imersivas.

A segunda edição do Festival Hat Weekend já tem data marcada. Entre 20 e 22 de julho, S. João da Madeira volta a celebrar a indústria chapeleira e as tradições da região, num fim de semana que ocupará as ruas, as salas e os espaços expositivos da cidade. Instalações, residências artísticas, teatro, feiras, concertos, artes performativas, workshops e desfiles são algumas das atividades de acesso livre que pretendem reforçar o papel de S. João da Madeira enquanto “capital” do chapéu.

Partindo do espólio e da recolha que o Museu da Chapelaria tem feito em torno da história do chapéu e da sua relação com a zona, o evento aposta na criação de um diálogo entre diferentes comunidades da região, a cultura local e a identidade da cidade. Para tal, uma das apostas deste festival urbano, em 2018, é a exploração de diversas atividades interativas e imersivas que, dialogando com a cidade, aproximem a população local e visitante à riqueza da história chapeleira sanjoanense.

Uma das iniciativas do Festival Hat Weekend, comissariada pelo Canal 180, envolverá um conjunto de artistas urbanos convidados a intervir na cidade. Os grafitters irão, em regime de residência artística, desenvolver um projeto que envolve diretamente a comunidade na produção de obras que descubram novos olhares sobre o património edificado e imaterial de S. João da Madeira.

Reforçada será também a participação de várias comunidades culturais e identitárias na festa, através do desafio lançado às estruturas de criação local para a conceção e apresentação de obras inéditas, assim como o envolvimento dos principais agrupamentos de música e coletividades culturais locais. Exemplo disso é a coprodução assumida pela Associação de Jovens Ecos Urbanos para a criação de um espetáculo comunitário que envolverá os habitantes de S. João da Madeira num projeto multidisciplinar que potencie o cruzamento entre diferentes comunidades da cidade, as suas competências e a sua relação com a cultura.

A par da música e das artes visuais, será ainda possível provar a gastronomia da região, conhecer lojas e o trabalho de designers contemporâneos, numa feira do feltro, ou assistir a desfiles de confrarias e bandas filarmónicas.

cultura