2019: um ano de grandes concertos em S. João da Madeira!

Paulo de Carvalho, Salvador Sobral, The Gift, Digo Piçarra, Sérgio Godinho entre os convidados da Casa da Criatividade

Uma programação de qualidade vai percorrer a Casa da Criatividade e os Paços da Cultura de S. João da Madeira ao longo de 2019, aprofundando apostas que já marcaram o ano anterior, traduzidas, designadamente, em mudanças no processo de comunicação dos espetáculos, numa nova política de preços mais acessível, na criação do Cartão Amigo da Casa e numa presença forte nos meios digitais.

Projetos especiais iniciados em 2018 com grande sucesso – o ciclo “Somos Nós”, protagonizado por associações e artistas locais, o festival “Novembro Jazz” e as conferências “Pensar Futuro” – prosseguem no corrente ano, assim como o já anterior “Cine S. João”. A este nível há uma novidade importante: a “Alternativa à 5.ª”, que trará artistas emergentes à Casa da Criatividade e tirará partido das diferentes configurações que esta versátil sala de espetáculos pode adotar.

Aline Frazão abriu “programação invejável”

Esses projetos, assim como os artistas, os espetáculos, os concertos e as conferências que o Município agendou para esses equipamentos culturais da cidade foram apresentados neste mês de janeiro, numa sessão que decorreu no palco da Casa da Criatividade e que culminou com uma interpretação de Aline Frazão.

A cantora angolana, cujo concerto abriria, pouco depois, a programação de 2019 dessa sala de espetáculos, antecipou-se aos muitos aplausos que iria receber, enaltecendo a política cultural do município sanjoanense e dando nota do seu prazer por inaugurar uma “programação invejável”, ideia que reforçou com uma manifestação de grande simpatia pela cidade: “Fico com vontade de me mudar para S. João da Madeira”.

Antes, o Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, começou por salientar o número de espetadores que a programação de 2018 atraiu e que foi superior a 30.000, traduzindo-se num crescimento de cerca de 5.400 em relação a 2017. Uma realidade que se pretende consolidar e até reforçar no corrente ano de 2019, com base num trabalho que ainda contou com o envolvimento da Chefe da Divisão da Cultura da autarquia, Suzana Menezes, que, entretanto, assumiu as funções de Diretora Regional da Cultura do Centro.

Nomes consagrados, mas também novos valores

Coube à responsável pela coordenação da programação da Casa da Criatividade e Paços da Cultura, Gisela Borges, aprofundar a informação sobre o que, neste ano, a Câmara Municipal vai levar aos principais palcos sanjoanenses.

Dezenas de espetáculos de música e teatro, sessões de cinema e conferências irão ao encontro de diferentes públicos. São propostas diversificadas e abrangentes, nas quais se incluem interpretações de nomes consagrados, mas também jovens revelações e valores emergentes, assim como projetos arrojados e inovadores.

A cantora americana Shirley King, filha da lenda do blues BB King, os The Gift, Salvador Sobral, Paulo de Carvalho, Diogo Piçarra, Maria João, Sérgio Godinho integram o “cartaz” musical de 2019 nessas emblemáticas salas de espetáculos de S. João da Madeira, mas há muito mais, que pode ser conhecido em pormenor no site www.casadacriatividade.pt.