Sopa e arte dão vida ao Mercado Municipal

Obras de arte da Coleção ’’Norlinda e José Lima’’ foram cenário de evento gastronómico.

A iniciativa «Sopa Transatlântica» levou ao Mercado Municipal de S. João da Madeira, na manhã de Sábado, gastronomia e pessoas ao encontro das obras de arte que ali estão expostas.
Penduradas no tecto, as obras da coleção "Norlinda e José Lima" e a azáfama dos vendedores e clientes do mercado serviram de pano de fundo às panelas onde foi confecionada a sopa "mocotó". Um caldo com origens no Brasil, que tem como ingrediente chave a mão-de-vaca.
Várias pessoas, sempre curiosas, foram passando pela bancada onde se preparava a degustação. Alguns espreitavam para dentro do panelão.
Tratando-se de uma iniciativa do Núcleo de Arte da Oliva, falou-se também de arte e da importância desta na vida das pessoas. “Temos necessidade de ter dinheiro para vir ao mercado fazer compras, mas também temos necessidade de alimentar o espírito e a arte dá-nos isso”, afirmou José Lima antes da sopa ser provada.
A Coleção “Norlinda e José Lima” tem levado as suas obras a outros espaços públicos da cidade, neste caso, naquele local temos a instalação do artista moçambicano Jorge Dias, intitulada «Sinais». “Queremos levar a arte às pessoas onde quer que elas estejam e, simultaneamente, atrais as pessoas ao mercado municipal”, afirmou o presidente Jorge Sequeira, no final do evento.
A próxima “Sopa Transatlântica” é  no dia 16 de Março e realiza-se no mesmo espaço.

cultura