Sessão de Cinema: Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos

Quinta-feira, 4 de abril, às 21h30, com entrada gratuita, nos Paços da Cultura. Um filme premiado nos Festival de Cannes. Esta sessão do Cine S. João inclui tertúlia com a sanjoanense Cíntia Gil, diretora do festival de cinema DocLisboa.

“Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos”. É este o título do filme a exibir na sessão do Cine S. João que decorre nesta quinta-feira, 4 de abril, com início às 21h30. Trata-se de uma produção luso-brasileira distinguida com o prémio especial do júri na secção «Un Certain Regard», da edição deste ano do Festival de Cinema de Cannes.

Entre o documentário e a ficção, este filme é realizado por João Salaviza e Renée Nader Messora, centrando-se na história de Ihjãc, de 15 anos, indígena krahô do norte do Brasil. Como revela a sinopse desta “película”, depois de perder o pai, o vovem é visitado pelo espírito dele, o que o leva a preparar uma festa de fim de luto.

Após a exibição de “Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos”, realiza-se uma tertúlia cinematográfica com Cíntia Gil, sanjoanense que é diretora do DocLisboa, festival onde o filme estreou. Esta é uma oportunidade de explorar muitas curiosidades que estiveram por detrás das câmaras durante a realização.

A sessão decorre nos Paços da Cultura com entrada gratuita, mas sujeita a pré-reserva, estando os bilhetes disponíveis no local. O Cine S. João é um projeto da Câmara Municipal de S. João da Madeira, com curadoria do Cine Clube de Arouca e o apoio da associação sanjoanense APROJ.

cultura