Festival de Teatro: novo encontro marcado para 2020

Atores no lugar do público na última peça do programa deste ano.

Um ator em palco e muitos mais na plateia da Casa da Criatividade. Foi assim, com a representação muito interativa de “Not Fragile”, o último “ato” da edição de 2019 do Festival de Teatro de S. João da Madeira, que, num clima de grande entusiasmo e partilha, já aponta ao regresso no próximo ano, para continuar a enriquecer esta bela história de sucesso com novos capítulos.

Uma das novidades que deverá entrar em cena em 2020 é a publicação de uma monografia com os guiões de peças que, ao longo das 13 edições, foram subindo aos palcos do festival. A intenção foi reafirmada pelo Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira: “Este acontecimento cultural é tão importante em S. João da Madeira que precisa de ser registado para memória futura”.

Essa é mais uma forma de o Festival de Teatro “continuar a inovar”, o que passa também por “trazer mais grupos” - este ano já se alcançou o número recorde de 24 - e “tentar levar o teatro para outros territórios”, como aconteceu no dia 11 de maio com diversas atuações nos autocarros dos transportes urbanos do município de S. João da Madeira (TUS).

Com um “Até Breve” projetado em fundo, Jorge Vultos Sequeira felicitou todos os que contribuíram para mais uma grande edição do festival, dando muito do seu tempo “a trabalhar para a cultura da nossa cidade e do nosso país”.

“Pelo teatro se faz Educação”

Organizado em parceria pelo Projeto “Espaço Aberto”, da Escola Serafim Leite, e pela Câmara Municipal, o Festival de Teatro de S. João da Madeira envolve “centenas de pessoas”, como frisou a diretora daquele estabelecimento de ensino da cidade, Anabela Brandão, lembrando que todas estão unidas no lema do evento: “Pelo teatro se faz Educação”.

Destacando em especial o papel das professoras Cristina Reis, Madalena Balseiro e Elza Paiva na organização do festival, a diretora escolar realçou o envolvimento de toda a comunidade. “Não acho que haja alguém em S. João da Madeira que não tenha vindo, durante estes tempos, ao teatro!”, enfatizou.

Antes do cair do pano sobre a 13.ª edição do Festival de Teatro, e já depois dos representantes de cada grupo terem recebido o seu troféu de participação, houve tempo para uma foto de família em formato XXL, que envolveu quem estava em palco e na plateia num imenso “Até breve!”.