Dia dos Museus celebrado com Inaugurações Mesa Redonda e Visita Noturna

S. João da Madeira recebeu designers Araceli Sancho (Espanha) e Kei Kagami (Japão), cuja obra pode ser apreciada nos museus da Chapelaria e do Calçado até 29 de setembro.

Uma mesa-redonda, a abertura de duas exposições e visitas noturnas marcaram o Dia Internacional dos Museus (18 de maio), em S. João da Madeira, onde estiveram dois importantes designers com carreira internacional.

A espanhola Araceli Sancho e japonês Kei Kagami vieram à cidade inaugurar duas mostras de chapéus e sapatos por si criados e que podem ser vistas, até 29 de setembro, no Museu da Chapelaria e no Museu do Calçado, respetivamente.

É a primeira vez que estes designers, com obra reconhecida em diferentes pontos do mundo, expõem em Portugal, o que acontece no âmbito do ciclo temático “Criar entre Mundos. Da cabeça aos pés”, promovido por aqueles dois equipamentos culturais do município sanjoanense.

Grandes designers

“Os museus de S. João da Madeira estão na rota de grandes designers internacionais que trabalham criativamente o chapéu e o sapato”, afirma o Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, lembrando que essas são “duas marcas incontornáveis da cidade”.

Apresentando o concelho aos dois artistas convidados, o autarca salientou que “em S. João da Madeira, a partir da indústria, se fazem museus, se faz cultura e se faz a riqueza da vida de uma sociedade”.

Rendida a esse ecossistema, Araceli Sancho confessou-se “muito surpreendida pelo impulso à cultura que está a ser dado em S. João da Madeira”, adiantando sentir-se muito honrada por expor o seu trabalho no Museu da Chapelaria.

Também Kei Kagami revelou o seu reconhecimento pelo convite que recebeu do Museu do Calçado, considerando “uma oportunidade importante” de mostrar o seu trabalho em Portugal.

No mapa cultural internacional

As exposições do ciclo temático “Criar entre Mundos. Da cabeça aos pés” contribuem para que S. João da Madeira surja “no mapa cultural internacional”, o que é reforçado pela colaboração estabelecida com designers convidados, como referiu Joana Galhano, diretora do Museu da Chapelaria e Museu do Calçado.

Essa relação tem permitido a realização de oficinas de trabalho e mesas-redondas, como aquela que se realizou nesse mesmo dia no Museu da Chapelaria, onde os dois designers falaram aos participantes sobre o seu trabalho.

Visitas Noturnas com Performances de Teatro, Música e Dança

Na Noite Europeia dos Museus, as tradições da Chapelaria e do Calçado de S. João da Madeira foram evocadas num programa que contemplou várias momentos artísticos.

Na visita ao Museu da Chapelaria, o público pôde testemunhar a dura realidade do dia-a-dia dos operários desta indústria, ao mesmo tempo que assistiu a momentos de dança por entre as máquinas e as obras ali expostas. Todo o espólio exposto foi visitado, com destaque para a recém-inaugurada exposição de Araceli Sancho, onde autora interagiu com os mais curiosos, falando sobre a inspiração por detrás do seu trabalho.

No Museu do Calçado, o público supreendeu-se com o designer Key Kagami a acender uma vela e a tocar uma caixa de som, ambas incorporadas numa das suas mais icónicas criações. Depois, ouviram-se violinos e piano, na sala do museu que explica as várias fases da produção de um sapato, seguindo-se a viagem pelo túnel do tempo, até ao instante final da visita, com novo momento de dança.

Nesta noite, os museus de S. João da Madeira transformaram-se em locais de várias performances artísticas e de convívio entre público e autores.

cultura