Desafios para que o Futuro seja um direito de todos

Maria Manuel Leitão Marques esteve em S. João da Madeira para intervir no ciclo “Pensar Futuro”.

Inclusão, transição e conciliação. Estes são três grandes desafios que o mundo tem pela frente para construir um futuro que não deixe ninguém para trás. Esta perspectiva foi apresentada por Maria Manuel Leitão Marques, oradora da primeira conferência deste ano do ciclo “Pensar Futuro”, a convite do Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira.

A ex-ministra, recentemente eleita eurodeputada, falava nos Paços da Cultura de S. João da Madeira, neste sábado, 22 de junho, em mais uma sessão promovida pela Câmara Municipal, que tem trazido a S. João da Madeira um conjunto de pensadores, para refletir sobre o futuro e sobre grandes movimentos de mudança e transformação na sociedade atual.

Este ano, o tema deste ciclo de conferências são “Os Direitos da Humanidade”, ponto de partida para um conjunto de interrogações que Maria Manuel Leitão Marques levantou para suscitar a reflexão de todos os presentes nos Paços da Cultura. Por exemplo: “até que ponto os direitos de igualdade se sobrepõem aos direitos à diferença?”

Questões como essa marcam o nosso mundo, que “é cada vez mais diverso”, mas onde “parece que crescem fronteiras, muros, que há 20 anos não imaginávamos”. E certamente que também se estaria longe de antever a realidade que é hoje a internet, sendo inevitável falar no direito a estar conectado, para promover a inclusão digital.

Preparar o futuro

A “transição justa” para o que os próximos anos nos vão trazer, com a crescente afirmação de áreas como a robótica e a inteligência artificial, “faz-se com prevenção”, sustentou Maria Manuel Leitão Marques, defendendo o investimento na preparação para as “profissões de futuro”.

Além das funções tecnológicas, haverá também lugar para o desenvolvimento das “competências emocionais e sociais”, que voltam a ser importantes, paralelamente às questões ambientais, com a pressão crescente das alterações climáticas a exigir transformações nos nossos modos de vida, com implicações ao nível económico e do emprego.

Esse caminho terá, por isso, que ser feito com equilíbrio, conceito que está associado a outro dos grandes desafios das sociedades atuais identificado por Maria Manuel Leitão Marques: a conciliação da vida pessoal, familiar e profissional, uma matéria em que, como realçou a ex-ministra, o Município de S. João da Madeira está dar passos importantes.

Mostrando conhecer bem a realidade sanjoanense, com a qual já tinha também contactado no exercício das suas funções como governante, Maria Manuel Leitão Marques recebeu, no final da conferência, a oferta simbólica de um chapéu, produto de referência da cidade e que será “protagonista” do evento Hat Weekend, que decorrerá nos dias 19, 20 e 21 de julho em S. João da Madeira.

23 de junho de 2019