Casa da Criatividade: sucedem-se espetáculos com lotação esgotada

Depois de Diogo Piçarra e da mais recente sessão da “Alternativa à Quinta” com Cícero, também o concerto de setembro com Salvador Sobral já tem “casa cheia”. E o mesmo acontece, já neste sábado, com o teatro infantil “Descobrir o Mundo”.

O concerto realiza-se apenas no final de setembro, mas já não há bilhetes para ver Salvador Sobral na Casa da Criatividade, em S. João da Madeira. O mesmo já tinha acontecido com o recente espetáculo de Diogo Piçarra, esgotado vários meses antes. E também a atuação intimista do músico brasileiro Cícero, na sessão desta semana do ciclo “Alternativa à Quinta”, vendeu todos os ingressos, tal como o espetáculo de teatro infantil “Descobrir o Mundo”, que sobe ao palco neste sábado, 6 de julho.

Mas há outros exemplos de grande procura registados este ano e que se traduziram igualmente em “casa cheia”, como aconteceu, no início de abril, com o regresso dos The Gift à cidade, ou, em meados de fevereiro, com The Black Mamba, refletindo um nível de adesão de público que confirma a crescente afirmação qualitativa da programação da Casa da Criatividade, reforçando a sua posição como uma das salas de espetáculos de referência no país.

Nomes consagrados e valores emergentes

A Câmara Municipal aponta uma seleção criteriosa e diversificada de géneros, dirigida a diferentes públicos, assim como a importante aposta ao nível da divulgação, como fatores centrais desta vertente da sua política cultural, traduzida numa programação que conjuga, de forma equilibrada, nomes consagrados com valores emergentes, com destaque para a música e o teatro, mas que passa igualmente pela dança, novo circo e ópera.

Dessa forma, de acordo com a autarquia, é possível potenciar a qualidade e versatilidade do edifício da Casa da Criatividade, um equipamento municipal com perto de 470 lugares, na sua configuração mais usual, e que abriu ao público em 2013, na sequência da requalificação do antigo Cine-Teatro Imperador. este tinha sido construído no final da década de 50 do século passado e, entretanto, fechara portas.

Reforçar a Cultura

Atualmente, a Casa da Criatividade trabalha, “de forma articulada e complementar”, com outro edifício municipal – os Paços da Cultura –, “numa lógica de grande e pequeno auditório”, tendo por missão a “promoção das artes performativas”. Através da atividade desenvolvida nestes equipamentos, a autarquia pretende “reforçar o papel da cultura na vida das comunidades, capacitando-as e qualificando-as para consumos culturais exigentes e desafiadores”.

Para além da programação definida pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, passam por estes palcos da cidade muitos espetáculos resultantes de cedências a instituições e associações, principalmente da cidade, que têm assim a oportunidade de se apresentarem ao público nos principais auditórios sanjoanenses.

5 de julho de 2019