Atores Paulo Pires e Alexandre de Sousa participaram na Campanha Poesia à Mesa

Figuras públicas juntaram-se aos poetas Joaquim Pessoa, Cláudia R. Sampaio e Olinda Beja, a grupos locais e aos comissários do evento, José Fanha e Paulo Condessa para mais uma edição da Peregrinação Poética, que neste ano de 2017 decorreu na Casa da Criatividade.

A Campanha Poesia à Mesa 2017 teve dois dos seus momentos mais altos com a realização da Peregrinação Poética e do Serão poético (sábado). Para “abrir o apetite”, a 23 de março, às 21h30, José Fanha, um dos comissários da Poesia à Mesa, e Joaquim Pessoa, um dos poetas homenageados na edição deste ano do evento, encontraram-se na Biblioteca Municipal, para uma conversa sobre a vida, a poesia e as palavras, numa sessão aberta ao público em geral.

O mote ficou dado para a noite seguinte (24 de março), com a realização da Peregrinação Poética, que, devido às más condições atmosféricas, se realizou na Casa da Criatividade e não na Praça Luís Ribeiro e zona envolvente, como estava inicialmente programado.

Com início por volta das 22 horas, contou com a presença de convidados especiais, como o ator Paulo Pires, os poetas homenageados Joaquim Pessoa, Cláudia R. Sampaio e Olinda Beja e os comissários do evento, José Fanha e Paulo Condessa. A animação musical foi da responsabilidade do grupo Anima Dixie.

Todos eles se juntaram a associações culturais da cidade que asseguraram performances de declamação poética dedicadas a cada um dos seis autores homenageados na edição deste ano: António Aleixo, António Torrado, Egito Gonçalves, Joaquim Pessoa, Cláudia R. Sampaio e a são-tomense Olinda Beja, tendo estas duas poetas estado presentes e participado ativamente na Peregrinação.

Associação de Promoção da Juventude (APROJ), Associação Cultural Luís Lima, Fugas Poéticas,  CERCI, Cultura Viva,  Universidade Sénior, Teatro Oliveira Júnior (TOJ) e Ecos urbanos foram os grupos sanjoanenses participantes, que refletem o grande envolvimento da comunidade local na Peregrinação, a exemplo do que se registou ao longo de todo o evento da Poesia à Mesa.

Serão Poético no sábado nos Paços da Cultura

Na noite de sábado, 25 de março, as atenções centraram-se nos Paços da Cultura, onde teve lugar o Serão Poético, um encontro informal e mágico, conduzido pelo poeta José Fanha e pelo performer Paulo Condessa, em que a música e a poesia ganharam forma pelas mãos e voz de grandes figuras do panorama cultural nacional.

Este ano, a excêntrica guitarra portuguesa do músico Luís Guerreiro e a viola de Luís Fontes acompanharam Alexandre de Sousa, ator bem conhecido do teatro e do cinema e que o grande público está habituado a ver na televisão, onde tem deixado a sua marca em diversas das principais novelas e também em séries.

Para além da sua atividade nos palcos, em filmes e na TV, Alexandre de Sousa é licenciado em Línguas e Literaturas Modernas (Universidade Nova de Lisboa) e Mestrado em Estudos Portugueses e Brasileiros (Universidade de Sorbonne, Paris). Foi professor na Escola Superior de Teatro e Cinema e na Escola Superior de Música de Lisboa.