Museu do Calçado mostra criatividade dos participantes no “Shoe FabLab”

Para ver até 3 de novembro, exposição reúne trabalhos finais deste projeto do Centro Tecnológico do Calçado.

Refletindo a sua ligação ao tecido produtivo, o Museu do Calçado, em S. João da Madeira, recebeu uma sessão de balanço do projeto “Shoe FabLab”, promovido pelo Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP), complementada com a inauguração de trabalhos realizados, nesse âmbito, pelos respetivos formandos.

Esta sessão, que decorreu no dia 28 de setembro, inseriu-se na iniciativa “Sapatos que pensam”, desenvolvido naquele equipamento museológico do município sanjoanense, tendo contado com a presença Leandro Melo, diretor do CTCP, e de Rita Souto, responsável pela formação ministrada nesse organismo, que tem instalações em S. João da Madeira.

Para além da “apresentação, divulgação e partilha do saber-fazer tradicional, que está na base do desenvolvimento de S. João da Madeira e da indústria sanjoanense”, o Museu do Calçado assume também um papel “muito importante” de interligar “todo esse conhecimento com o que está a acontecer na vanguarda, quer dos processos produtivos, quer do design”, como referiu na sua intervenção Joana Galhano, responsável por esse espaço museológico. 

É nesse contexto que o Museu do Calçado acolhe e mostra ao público, até 3 de novembro, a exposição dos trabalhos finais dos 50 participantes no “Shoe FabLab – Onde as ideias ganham forma”, projeto que “teve início em 2018 e já permitiu o desenvolvimento de vários cursos temáticos de calçado de alta gama”, com financiamento do programa Compete2020.

Destacando que “o calçado é cada vez mais um produto criativo”, o Diretor do CTCP, Leandro Melo, considerou importante poder apresentar essa exposição num ambiente como do museu que é dedicado ao setor, um local de onde “se olha em volta e se vê criatividade e paixão”, que são, cada vez mais, conceitos associados à produção de sapatos, artigos em que o valor acrescentado do design é um fator incontornável na afirmação do que é made in Portugal.

cultura