“Crianças em risco: papel da escola” foi o tema da sessão temática para professores técnicos e encarregados de educação

Responsáveis da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de S. João da Madeira foram oradores.

A Escola EB1/JI de Carquejido recebeu a 3.ª sessão temática deste ano letivo, no âmbito das Jornadas da Educação 2014/2015. “Crianças em risco: papel da escola” foi o tema abordado, contando com a participação, como oradores e dinamizadores, Paula Gaio e José Carlos Cardoso, respetivamente presidente e técnico da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de S. João da Madeira.
 
Neste contexto e com base na premissa “no risco, previne-se; no perigo, atua-se”, a sessão pretendeu, entre outros objetivos, facilitar a deteção atempada de situações de maus tratos ou outras situações de perigo, promover o conhecimento do funcionamento do sistema de proteção existente, melhorar a eficácia da intervenção prestada e facilitar a articulação entre os diferentes níveis de intervenção.
 
Esta foi, portanto, a última sessão temática deste ano letivo, num ciclo que mereceu a atenção e a participação de dezenas de docentes, técnicos e encarregados de educação. As duas sessões anteriores decorreram nas Escolas de Ribeiros e Fundo de Vila, respetivamente com os temas “Divórcio dos pais não é divórcio dos filhos” e “Coaching para professores”.

educação