Professores e alunos belgas em S. João da Madeira

Visita de delegação belga realizou-se no âmbito do projeto Comenius Regio.

O Presidente da Câmara de S. João da Madeira deu as boas-vindas a uma delegação de professores, diretores escolares e alunos de Dinant, na Bélgica, que estiveram no município sanjoanense entre os dias 25 e 27 de fevereiro, no âmbito do projeto Comenius Regio que tem envolvido estas duas cidades desde 2013.

O autarca sanjoanense apresentou S. João da Madeira aos visitantes como uma cidade em que o empreendedorismo está sempre presente no seio das famílias. “Falamos todos os dias de indústria e de empresas. É algo que passa de geração em geração”, disse Ricardo oliveira Figueiredo, acrescentando que essa cultura empreendedora está também presente nas escolas por iniciativa da Câmara, em articulação com os estabelecimentos de ensino do concelho. Essas aulas do programa “Escola Empreendedora” visam dotar os jovens de ferramentas para que possam criar os seus próprios projetos ou fazê-lo dentro de empresas em que estejam inseridos, resultando daí vantagens ao nível do emprego.

Educação para o Empreendedorismo é precisamente o que une S. João da Madeira e Dinant no âmbito do projeto europeu Comenius Regio, que tem permitido colocar em prática um conjunto diversificado de atividades de formação e de intercâmbio. São parceiros deste projeto educativo transnacional liderado pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, as escolas do concelho e o Clube de Empresários local, para além do Município de Dinant e escolas dessa cidade do sul da Bélgica.

Do programa da visita fez parte o desenvolvimento de atividades de educação para o empreendedorismo na Escola Secundária Oliveira Júnior, no Centro de Educação Integral e na Escola Secundária João da Silva Correia, bem como uma deslocações à Academia de Design e Calçado, Oliva Creative Factory e empresas da cidade.

Alunos e professores belgas estiveram também na Feira das Profissões, que decorreeu na Torre da Oliva, onde, para além de tomarem contacto com a oferta educativa e formativa da cidade de S. João da Madeira, participaram num workshop dinamizado pela Escola Secundária Dr. Serafim Leite.

Para a porta-voz da delegação belga - constituida por 12 alunos, quatro professores, um diretor escolar e o representante do Municipio de Dinant -, foram “três dias de muito trabalho, mas também de fruição da vossa realidade educativa”, afirmou a docente Maud Rosier. “O vosso projeto de educação para o empreendedorismo é muito avançado e será, para nós, um importante contributo para desenvolvermos as nossas práticas letivas”.

De tudo o que a delegação viu, aquela responsável destacou “as atividades que envolveram os nossos alunos com os vossos”, bem como a visita “à Feira das Profissões, que mostrou a pujança das vossas escolas e do trabalho em parceria destas com a Câmara Municipal”.

educação