Deputados jovens visitaram Assembleia da República

Programa incluiu ainda deslocações à Presidência do Conselho de Ministros, ao Museu do Aljube e ao Forte de Peniche

Os alunos eleitos para a primeira Assembleia Municipal Jovem (AMJ) de S. João da Madeira visitaram a Assembleia da República (AR), no final da última semana, ficando a conhecer diversos espaços emblemáticos do Palácio de S. Bento, assim como outros edifícios muito relevantes para a história da democracia em Portugal.

Nesta deslocação de dois dias promovida pelo Município de S. João da Madeira, os estudantes foram acompanhados por professores, pela Presidente da Assembleia Municipal e representantes de diferentes partidos deste órgão, assim como pelo Presidente da Câmara e vereadores.

Durante a visita à AR, os elementos da AMJ tiveram ainda a oportunidade de contactar com deputados de diferentes bancadas e com o Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, o sanjoanense Pedro Nuno Santos.

Dos Passos Perdidos ao Forte de Peniche

Nesta visita guiada que vão guardar na memória, os deputados jovens de S. João da Madeira estiveram em locais tão marcantes da Assembleia da República como os famosos “Passos Perdidos”, onde se cruzam parlamentares dos diversos partidos, ministros e jornalistas. Aí ao lado, como não poderia deixar de ser, tomaram lugar, por alguns momentos, nas bancadas da Sala de Sessões, tendo passado ainda pelo Salão Nobre, Biblioteca Passos Manuel e Sala do Senado.

Depois de se terem sentido na pele de deputados à Assembleia da República, os jovens estudantes sanjoanenses puderam também imaginar-se como membros de governo, já que também se deslocaram à Presidência do Conselho de Ministros, onde foram recebidos pela titular da pasta da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques.

No roteiro destes dois dias muito preenchidos e marcantes, estiveram ainda paragens em dois locais incontornáveis na preservação e valorização da memória de luta contra a ditadura: o Museu do Aljube, dedicado ao reconhecimento da resistência em prol da liberdade e da democracia, e o Forte de Peniche, antiga prisão política do Estado Novo.

Praticar Democracia

Lançada neste ano de 2018, a AMJ é um projeto desenvolvido pela Assembleia Municipal de S. João da Madeira, em articulação com as escolas da cidade e com o apoio da Câmara. O objetivo é aprofundar a participação cívica e política dos estudantes de S. João da Madeira na gestão municipal e nos assuntos da sua comunidade.

"Um dos instrumentos do nosso projeto de futuro para a cidade é a Assembleia Municipal Jovem de S. João da Madeira", sublinha o Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, dando nota de que se trata de "um parlamento local constituído por jovens deputados eleitos nas nossas escolas".

Esses alunos têm, assim, a possibilidade de "praticar a democracia", elaborando listas e programas, debatendo ideias e propostas, desenvolvendo a capacidade de falar em público e fiscalizando o poder executivo da sua cidade.

Depois do período de campanha e das eleições, que decorreram nas escolas, os estudantes participaram em plenários na sala de sessões da Assembleia Municipal de S. João da Madeira, colocando ao Presidente da Câmara e Vereadores questões relacionadas com o governo da cidade, num processo que, neste ano de estreia, culminou com a visita à Assembleia da República realizada na semana passada.

educação

Mais imagens